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Employee Experience: Como melhorar a jornada de seus colaboradores

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Muito se fala em garantir a satisfação do consumidor e dedicar estratégias e tempo para agradar quem consome o que as marcas oferecem.

Pensando por essa mesma linha de manter o foco em um grupo, hoje as empresas vêm se dedicando muito ao colaborador. Finalmente, o mundo dos negócios está passando a reconhecer que a satisfação dos funcionários está diretamente ligada ao seu bom rendimento.

E, consequentemente, relacionada também à produtividade e ao retorno monetário.

Desse modo, esse assunto vem ganhando cada vez mais espaço: o employee experience, ou seja, a experiência que o colaborador possui trabalhando em uma determinada empresa.

Portanto, se você deseja saber mais sobre o assunto, continue acompanhando o post para ficar por dentro do real motivo de ele estar conquistando tanto espaço e se tornando algo essencial.

Mas afinal, o que é Employee Experience?

Caso você ainda não esteja familiarizado com o termo, Employee Experience é a tradução da língua inglesa para experiência do colaborador. Basicamente, EX consiste em um conjunto de boas práticas e iniciativas que visam melhorar e garantir o bem-estar da equipe.

Desse modo, os funcionários passam a ser o foco central, atribuindo valor, também, ao setor de Recursos Humanos na empresa. Com isso, adotando essas estratégias, torna-se possível melhorar o ambiente organizacional e a própria vivência do dia a dia desse colaborador.

Além disso, ao dar mais atenção ao time, os funcionários passam a se sentir mais valorizados e sabem que seu trabalho possui reconhecimento.

Assim, o RH da empresa promove equipes de alta performance, e as mesmas passam a ser mais engajadas no momento de realizar suas funções.

Vale ressaltar aqui que o Employee Experience está conquistando muito espaço e se tornando algo frequente e comum entre as empresas.

Mas, hoje, menos de 20% das empresas adotam esse investimento. Sendo assim, aderir ao movimento é também uma forma de obter destaque e atrair novos talentos.

Qual a importância do Employee Experience?

Como citado anteriormente, a satisfação dos colaboradores está relacionada à produtividade, e consequentemente, está diretamente ligada ao sucesso monetário que a empresa alcança.

Ou seja, investir no Employee Experience, com certeza garantirá que as metas estabelecidas pela organização sejam alcançadas.

Além disso, através do EX é possível entender de fato como seus colaboradores se sentem, e a partir disso, traçar estratégias para deixá-los confortáveis.

Essa atenção maior aos funcionários contribui para a fidelização dos mesmos em relação à empresa, além de influenciar na otimização do trabalho que realizam. Esses dois fatores em conjunto, são responsáveis por melhorar os indicadores da empresa.

Assim como o Employee Experience está ligado à produtividade e à bons resultados de indicadores, também está diretamente relacionado a alguns fatores, principalmente a melhora do ambiente organizacional.

Estabelecendo um ambiente acolhedor e promovendo interações entre os funcionários ali presentes, boas relações serão garantidas, e consequentemente, resultará em um clima organizacional favorável.

E quais as vantagens de investir no Employee Experience?

Bom, foi possível entender o motivo pelo qual o EX vem conquistando tanto espaço atualmente, não é mesmo? O Employee Experience traz inúmeros benefícios às empresas.

Mas, além dos já citados anteriormente, quais são os demais? Vou apresentar aqui algumas vantagens do EX que irão fazer que você entenda de uma vez por todas o motivo de as empresas estarem aderindo ao investimento.

Maior engajamento e maior produtividade

Como já falado aqui, com a implementação do Employee Experience, o trabalho do colaborador passa a ser reconhecido, e ele passa a se sentir valorizado.

Isso contribui diretamente com seu engajamento, fazendo com que o mesmo realize suas tarefas com mais determinação e força de vontade. Consequentemente, sua produtividade também se eleva, podendo contribuir até mesmo para o aumento da qualidade nas entregas.

Além disso, os funcionários também passam a enxergar oportunidades de crescimento dentro da empresa, o que também é um fator que colabora para o engajamento.

Melhora do ambiente organizacional

Com os colaboradores alinhados e motivados, o diálogo é estimulado. Ou seja, a comunicação entre os membros da equipe torna-se mais clara e transparente.

Assim, o trabalho em equipe também passa a ser mais estimulado e harmônico, com a colaboração de todos os membros. Isso contribui diretamente ao clima favorável do ambiente de trabalho, já que as relações interpessoais passam a ser mais apreciadas e acontecem de forma natural.

Redução da rotatividade e turnover

Com colaboradores mais engajados e com ambição de crescerem dentro da empresa, a rotatividade diminui consideravelmente.

Isso também traz benefícios ao financeiro da empresa, uma vez que com a rotatividade mais baixa e com menos turnover, a mesma realiza menos investimentos em contratações de novos funcionários, processos seletivos e treinamento e capacitações.

Basicamente, ocorre uma redução de gastos com recursos humanos. Ou seja, é melhor e mais rentável para a empresa manter funcionários que já possuem experiência no cargo que ocupam.

Promoção da marca e atração de novos talentos

Nada melhor do que os próprios colaboradores fazendo uma boa propaganda da sua empresa naturalmente, não é mesmo?

A questão aqui é que garantindo a boa experiência dos colaboradores, os mesmos vão incentivar outras pessoas a quererem trabalhar na empresa, mesmo que indiretamente.

Estando felizes e satisfeitos com os cargos e com a cultura organizacional, passarão uma imagem de um bom lugar para trabalhar. Assim, as chances de atração dos melhores talentos do mercado se elevam, já que muitas pessoas vão querer disputar a vaga livre.

Além disso, é positivo para a empresa pois a mesma poderá selecionar e aprovar aqueles que mais se encaixam ao perfil da empresa e à cultura da mesma.

Como aplicar o Employee Experience?

Agora que você já está ciente de todos os benefícios que o investimento no Employee Experience pode trazer, você deve estar se perguntando como exatamente é possível colocá-lo em prática.

Qual será a melhor forma de tornar o EX presente e atuante dentro da sua empresa? Além das dicas que listarei abaixo, o recomendado é realizar pesquisas sobre o clima organizacional e utilizar indicadores, como eNPS, para, assim, poder investir e focar em métodos mais assertivos para todos.

Conheça seus colaboradores

Primeiramente, é fundamental conhecer seus colaboradores. As pessoas enxergam os fatores sobre visões e ângulos diferentes, e consequentemente, influenciam o desempenho do grupo de maneiras diferentes também.

As pessoas não são iguais e apresentam necessidades distintas também. Dessa forma, para entender cada uma dessas necessidades, é necessário conhecer quem faz parte da sua equipe. E, assim, saber o que é mais ideal para cada um.

Sendo assim, uma dica é adotar o People Analytics, uma vez que oferece dados que possibilitam que as estratégias ideais sejam traçadas.

Ofereça um ambiente de trabalho receptivo

É muito importante ressaltar que, normalmente, os colaboradores passam a maior parte do seu dia no trabalho. Desse modo, é fundamental que, ao menos, seja um ambiente favorável e receptivo, que faça com que os mesmos se sintam confortáveis.

Sendo assim, ofereça um ambiente com boa iluminação, arejado, com segurança e limpo, além de ser acessível para todos.

Ofereça um ambiente de desenvolvimento

Atualmente, as pessoas vêm dando uma atenção maior a outros fatores em um ambiente de trabalho além de um bom salário em si. As pessoas estão priorizando empresas que ofereçam oportunidades de crescimento e desenvolvimento para sua equipe.

Além disso, as pessoas visam lugares que reconheçam seu esforço e valorizem seu trabalho. Sendo assim, é essencial ter líderes e gestores que saibam de fato exercer papel de mentor do time.

Através de uma boa liderança e valorização dos liderados, é possível obter funcionários mais engajados que estarão dispostos a darem seu melhor para a empresa.

Estimule a meritocracia e feedbacks

Como citado anteriormente, as pessoas estão buscando por ambientes que as valorizem e reconheçam seu trabalho. Portanto, nunca se esqueça de reconhecer o esforço dos colaboradores.

Uma boa forma de colocar isso em prática é através de gamificação, de modo a estimular e engajar os funcionários.

Além disso, é muito importante manter a cultura do feedback na empresa, sempre com muita sinceridade. Desse modo, a empresa dá oportunidades aos mesmos de desenvolverem os pontos e habilidades que precisam ser melhorados.

Alinhe os interesses dos colaboradores com o propósito da empresa

Está lembrado que citamos a importância de conhecer seus colaboradores para entender as necessidades de cada um? Isso é realmente importante, mas vale ressaltar que dificilmente todos esses desejos serão atingidos.

Entretanto, mesmo que nem todos possam ser concretizados, os colaboradores saberão que a empresa se esforça para compreendê-lo e se permite abrir espaço para sugestões e oportunidades de crescimento.

Ainda, uma vez que os colaboradores percebem isso, os mesmos também estarão mais motivados a se alinharem ao propósito da empresa. Assim, viverão isso na sua rotina e no seu dia a dia de trabalho.

Muitas informações sobre Employee Experience, não é mesmo? Como você pôde perceber, é um assunto que envolve vários temas, e por isso, possui ainda mais fatores a serem discutidos.

Sendo assim, se você quer saber ainda mais sobre EX e alavancar a satisfação e produtividade dos seus colaboradores, não deixe de baixar nosso ebook gratuito sobre Experiência do Colaborador preenchendo o formulário abaixo!

Jornada do colaborador

Outro tópico essencial para a boa aplicação do Employee Experience consiste na jornada do colaborador. Como dito, ela é muito importante e possui vários detalhes e, por isso, merece um tópico exclusivo para ela.

Mas, o que é exatamente a jornada do colaborador e porque é tão fundamental para a EX?

Basicamente, a Jornada do Colaborador consiste em um conjunto de estratégias, que, juntamente ao endomarketing, tem a finalidade de atrair, engajar e reter os colaboradores da empresa.

Desse modo, a empresa deve ter em mente quais as experiências que deseja proporcionar aos funcionários e qual a importância que ela deseja ter na vida dos mesmos.

A Jornada é definida em seis etapas:

  1. Atração

A primeira é a fase em que o colaborador ainda não faz parte da empresa, mas sente atração e vontade de entrar para a equipe. Essa vontade se dá devido a boa imagem que a empresa transmite para as pessoas de fora.

  1. Recrutamento e Seleção de Talentos

A segunda fase consiste no recrutamento e seleção desses talentos, ou seja, a seleção dos candidatos que mais se encaixam ao perfil da empresa.

Sendo assim, a empresa deve manter um processo seletivo humano, de forma a manter a boa imagem da empresa.

  1. Contratação

A terceira etapa representa o momento de aprovação e a burocracia da contratação. Essa etapa deve receber muita atenção dos recrutadores, os quais devem realizá-la com cuidado.

Isso porque é uma fase que, a princípio, pode parecer ser decisiva só para o momento atual, mas na verdade, pode causar influência a longo prazo na vida do candidato.

Desse modo, é fundamental esse foco e cautela maiores.

  1. Integração (Onboarding)

A quarta etapa consiste na integração do novo membro. Nesse momento, é importante fazer com que o colaborador sinta-se acolhido pela empresa e pelos colegas de trabalho.

Por isso a importância de um ambiente de trabalho favorável e receptivo. Além disso, é aí que inicia o processo de onboarding.

Muitas empresas presenteiam seus novos colaboradores com kits de boas-vindas, que por sinal, é uma ótima forma de recepcionar os novatos!

Como exemplo de grandes empresas que utilizam o Employee Experience e realizam o onboarding de forma excpecional, temos a Ambev e o Nubank.

  1. Retenção

A quinta fase consiste na etapa mais longa da jornada do colaborador, uma vez que representa todo o tempo que o mesmo permanece trabalhando efetivamente na empresa.

Desse modo, é essencial que o empreendimento, juntamente aos líderes e gestores, tracem estratégias que mantenham o colaborador engajado. Ou seja, com o mesmo sentimento de atração pela empresa que sentiam inicialmente, antes de ingressarem no negócio.

  1. Desligamento (Offboarding)

Por fim, a última etapa consiste no desligamento do funcionário, ou seja, o processo de offboarding.

Resumidamente, representa o rompimento do colaborador com a empresa. Em muitos casos, esse momento acaba sendo um pouco turbulento e é algo do qual a pessoal não deseja se lembrar.

Pensando nisso, é muito importante que os gestores encarregados dessa função mantenham a empatia e deem andamento ao processo de forma com que seja uma experiência positiva tanto para a empresa, quanto para o colaborador, independente de quem tenha sido a decisão de ruptura.

Conclusão

Como discutido ao longo do texto, atualmente as pessoas vêm dando muito mais atenção e importância ao tratamento que recebem dentro das organizações.

Tem sido priorizado a valorização do colaborador e, além disso, a abertura para desenvolvimento de habilidades e oportunidade de crescimento.

Sendo assim, torna-se essencial que a empresa invista em uma boa Employee Experience, de modo a atrair e reter mais talentos, aumentar a produtividade dos seus colaboradores, e aumentar a satisfação dos mesmos.

Ou seja, contribuir para obter um eNPS ideal! Temos também um conteúdo específico sobre eNPS no nosso site e mostramos como aplicamos o EX aqui dentro da Dinâmica! Venha conferir aqui!

E, através dessas táticas, consequentemente, é possível influenciar na satisfação dos consumidores, que irão receber seus produtos com mais qualidade.

Portanto, se você ainda não aplica o EX dentro do seu negócio, se interessou pelo tema e quer aumentar o eNPS de seus colaboradores, cheque nosso serviço!

Nós da Dinâmica Consultoria oferecemos um serviço sobre Experiência do Colaborador, o qual visa entender como motivá-los e assim, trazer resultados muito positivos para sua empresa, tanto em produtividade quanto em faturamento!

Você pode saber mais sobre nosso serviço aqui! Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em contato conosco, e baixe nosso ebook gratuito sobre EX aqui!

Assim, podemos te auxiliar a conhecer melhor seus colaboradores e traçar as estratégias ideais para aumentar seu engajamento!

Por: Fernanda Garcia

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