desenvolvimento-pessoal

Pode até ser que falar sobre desenvolvimento pessoal seja um tema clichê ultimamente, mas todos querem ser bem sucedidos e bem qualificados profissionalmente, certo? Porém, quantas vezes você já terminou o dia com uma sensação de improdutividade e insatisfação com a sua rotina?  E quantas vezes você sentiu que a ansiedade te atrapalhou a aproveitar o momento? De fato, isso mostra que você não está dando atenção suficiente para o seu desenvolvimento pessoal.

Desenvolver-se pessoalmente é saber lidar com todas as áreas da vida e seus conflitos. Ao mesmo tempo, é saber encontrar o equilíbrio que balanceará a quantidade de energia que será gasta em cada atividade. Ou seja, é ter consciência de que está aproveitando cada momento, sem se preocupar apenas com o resultado final. Sem dúvidas, tudo isso irá evitar o desgaste durante o processo que te levará a realização dos seus objetivos profissionais e pessoais.

É importante ressaltar que o estado interno de cada pessoa irá definir seus resultados. Entretanto, não apenas os resultados individuais, mas também, caso você pertença a uma empresa ou lidere um negócio, seu estado irá afetar seu respectivo sucesso. Só para exemplificar, essa questão é abordada no livro “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes”, de Stephen R. Couvey. O livro segue uma sequência de que as vitórias particulares precedem as vitórias públicas. Em resumo, os hábitos de autodomínio precisam estar consolidados para que as vitórias públicas, relacionadas à trabalho em equipe, comunicação e cooperação, sejam trabalhadas.

Embora cada pessoa tenha seu ponto de equilíbrio, existem hábitos que podem te ajudar a chegar mais perto do sucesso ao passo que você também consiga apreciar a sua jornada. Mas, acima de tudo, o desenvolvimento pessoal é caracterizado pela sua constância. Não é nada que acontece do dia para noite. São pequenas atitudes diárias que te tornarão uma pessoa de alta performance. Abaixo estão listados alguns hábitos simples que irão te ajudar a desenvolver-se pessoalmente cada vez mais:

Tenha momentos de qualidade

Ter momentos de qualidade é conseguir estar presente mental e emocionalmente em todas as atividades. Uma dica é aderir ao mindfulness. O mindfulness é uma técnica de exercícios e meditação que irão te ajudar a ter foco no momento presente. No aqui e agora. Logo, esta técnica de meditação pode evitar a ansiedade e potencializar os resultados no trabalho. Para iniciantes, uma dica é começar pela meditação guiada que pode ser encontrada em aplicativos de meditação. O Insight Timer e o Lojong são exemplos de ótimos aplicativos de meditação que possuem a versão gratuita.

Tenha metas e objetivos claros

Traçar metas e objetivos baseados no seu propósito irão te ajudar a tirar os planos do papel. Além disso, pode ser uma forma de mensurar o seu desempenho para ver se está no caminho certo. O ideal é que as metas sejam desafiadoras para que você saia da sua zona de conforto. Por outro lado, elas também devem ser realistas a fim de que não haja nenhuma frustração. Pode ser que tudo isso pareça ser planos de longo prazo, mas metas e objetivos diários te ajudarão a ter uma rotina mais produtiva.

Seja organizado

Organizar suas atividades e adequá-las ao seu tempo é imprescindível para garantir o desenvolvimento pessoal. Inegavelmente, finalizar o dia com todas tarefas finalizadas é uma motivação para manter a constância, que é a chave para alcançar os resultados desejados. Existem algumas ferramentas que ajudam na organização do dia-a-dia e podem ser vistas no post sobre organização pessoal.

 

Com toda certeza, o desenvolvimento pessoal é um processo de evolução. Consequentemente, para se transformar em uma pessoa bem sucedida, você precisará passar por esse processo. Então, comece colocando estes hábitos em prática!

Autora: Bruna Mayumi