Imagem ilustrativa do conteúdo de data driven

Muito se tem ouvido falar de Data Driven, mas afinal o que isso significa? 

De maneira simples, Data Driven é a cultura de se tomar decisões assertivas embasadas em dados da organização. 

Ainda assim, é comum que as empresas tomem importantes ações embasadas em seu instinto e exemplos passados (o clássico, se deu certo antes o mesmo irá acontecer). 

Porém se atente! A cultura Data Driven está se tornando essencial as empresas, continuar tomando decisões as “cegas” é uma ótima maneira de agradar seu concorrente. 

Assim, segundo o relatório Insights-Driven Businesses Set The Pace For Global Growth, publicado pela Forrester, em 2018, organizações na cultura Data Driven crescem mais de 30% anualmente. 

Chamei sua atenção? Leia o post de hoje e entenda melhor o que é Data Driven, suas vantagens e como a Dinâmica Consultoria pode te ajudar a aplicar.   

O que é Data Driven? 

Data Driven, se traduzir significa “orientado por dados”. Portanto, o termo surgiu junto com o conceito de ciências de dados.  

Dessa forma, quando uma organização, toma decisões e traça estratégias depois de usar dados para entender seus clientes e o mercado Essa empresa tem a cultura Data Driven implementada. 

Além disso, ter acessos a essas informações vão trazer respostas para perguntas como:  

  • Qual o perfil do meu público para campanha de publicidade? 
  • Quais fornecedores são confiáveis para fazer parte da minha estratégia organizacional? 
  • Quais os fatores que tornam a concorrência uma ameaça ao meu negócio? 
  • Qual é o risco de se oferecer crédito a um determinado perfil de cliente? 
  • Qual cliente consome mais o meu produto ou serviço? 

Por que vale a pena investir em uma solução de Data Driven? 

De uma forma rápida, pense se estivesse perdido em uma cidade que nunca visitou e precisasse chegar logo à estação. O que você faz? Busca informações! Portanto, olha as placas com os nomes das ruas, pergunta aos moradores, consegue um mapa. 

Afinal, você sabe que a melhor maneira de chegar à estação em segurança e com rapidez é colhendo dados e informações. 

Logo, agora pense em uma loja de camisetas, você sente que está perdendo os clientes e precisa inovar seus produtos. Porém, espera um instante! Você tem certeza que precisa melhorar os produtos? Será que seu problema não está no atendimento? E na hora de inovar, eu devo focar em qual seguimento de clientes? Afinal, eu conheço a personalidade deles?  

Com isso, se você coleta as informações e trata esses dados, a confiança para tomadas estratégicas surge naturalmente. Assim, você passa a saber que está fazendo de melhor para seu cliente e pela empresa. 

Portanto, a cultura de Data Driven vai possibilitar à empresa informaçõesE no mundo de hoje ser bem informado é tudo!  

As vantagens de se ter dados para embasar suas decisões são: 

  • Decisões assertivas e possibilidade de inovação;  
  • Diminuição dos custos para desenvolver ideias;  
  • Capacidade de tomar decisões emergenciais com segurança; 
  • Desenvolvimento de estratégias futuras e certeiras. 

Como Aplicar Data Driven na minha organização? 

Desta forma, a cultura Data Driven depende de uma gestão seguida por dados como acabamos de entender. Porém, também é necessário que os dados sejam coletados para serem analisados e combinados. 

Sendo assim, para aplicar esse conceito, você precisa ser capaz de analisar as informações de várias fontes, depois tratar esse material.  

Em vista disso, esses dados podem ser coletados de diversas maneiras (CRM, dados de mercado, sistema de vendas, redes sociais, cadastros no site, etc.). Logo, depois de coletados os dados, é necessário entender e integrar essas informações. Afinal de nada adianta ter tantos dados não saber interpreta-los e tomar decisões a partir deles. Uma ferramenta muito conhecida usada para analisar dados é o Power Bi. 

Exemplo de um dashboard no powerbi
Dashboard no Power BI

Dessa forma, a tomada de decisões orientadas por dados, é uma questão de sobrevivência no mundo empresarial. Mas atenção, uma nova lei de proteção de dados foi aprovada, então fique atento a quais informações você pode salvar para estudar depois. 

Então, quer cultivar o Data Driven na sua organização com segurança? A Dinâmica Consultoria trabalha com serviços de analises e estruturação de dados . Por isso, não perca tempo! Estamos aqui para trazer soluções inovadoras a seu negócio, portanto entre em contato. 

Você já tinha ouvido falar de Data Driven?  

Já aplica essa cultura na sua empresa? 

Deixe seu comentário e me conte como vai lidar com os dados daqui em diante. 

Por: Rebeca Paiva