Afinal, você sabe quais estratégias deve tomar para melhorar as vendas em época de Natal?


O Natal é a data comemorativa mais aguardada pelo comércio, pois além de ser uma época com grande potencial de vendas, há também a esperança de recuperar-se dos deslizes cometidos no ano. Por isso, separamos algumas estratégias para que você saiba como melhorar as vendas do seu negócio em época de Natal.

Prepare seus vendedores

As vendas para o Natal começam dois meses antes e, para isso, é necessário ter um time preparado para alcançar os resultados. Portanto, a dica é analisar a quantidade de funcionários e, se necessário, fazer contratação de pessoas temporárias ou aumentar a carga horária de funcionários já contratados. Além disso, manter os vendedores motivados e cientes do aumento da demanda de vendas é essencial.

Ofereça preço e condições especiais

As questões que envolvem valor e formas de pagamento costumam ser decisivas para a efetivação da compra. Portanto, crie promoções atrativas para o cliente:

  • Compre 3, leve 4;
  • Cupons de desconto;
  • Desconto na próxima compra;
  • Vale presente.

Mas não deixe de pensar no frete! Oferecer frete gratuito pode ser uma ótima estratégia para melhorar as vendas, porém, analise com cuidado essa opção para que sua empresa não sofra prejuízos. Estabelecer um valor mínimo de compras para não pagar frete é uma ótima solução.

Personalize o layout

Você já deve ter percebido que muitas lojas começam a decorar suas vitrines um mês antes do Natal. Isso se deve ao fato de que a maioria dos clientes é atraído pelo aspecto visual, ligando a época de Natal com novidades e boas condições de preços. Então, quanto antes você incorporar o espirito natalino para sua loja, redes sociais e e-commerce, melhor para suas vendas.

Crie estratégias

Sabe aquele cadastro de clientes que você faz e acha que nunca irá utilizar? Essa é a hora. Pegue os e-mails e telefones e comece a enviar mensagens avisando das novas promoções e novidades.
É um bom momento para mostrar a cara da sua empresa para novos clientes e fidelizá-los.

De qualquer modo, o mais importante é compreender a relevância das vendas no Natal para o sucesso de um negócio. Procure fazer o seu melhor em todos os aspectos, visando proporcionar uma ótima experiência de compra ao cliente e, ao mesmo tempo, melhorar a sua lucratividade.

E então, já está pronto para aumentar as suas vendas? Acompanhe nosso blog e fique por dentro de vários assuntos relevantes para sua empresa.

Autora: Natália Bernabé