(18) 99781-7677 contato@dinamicaej.com.br UEM - Maringá/PR

Persona: como identificar e criar a ideal para sua empresa

persona

“Persona é uma figura fictícia que representa o seu melhor cliente. Para criá-la, é necessário se basear na sua cartela de clientes e seus atributos, como comportamento, dores, dados demográficos, costumes e objetivos.” 

Em todo negócio, é essencial conhecer os seus clientes e estudar as melhores estratégias para atingir o público que deseja. Ou seja, conhecer a fundo quem já comprou o seu produto ou serviço pode alavancar seus resultados em vendas, pois o grau de assertividade das suas estratégias de Marketing será maior.

Por isso, ao traçar a sua persona, você saberá qual a maneira que a sua marca deverá se comunicar com a audiência e atender as suas necessidades.

Portanto, se você deseja saber mais sobre o assunto, continue acompanhando o post para ficar por dentro de como você pode definir a sua persona e produzir conteúdos assertivos para divulgar a sua marca.

Mas afinal, qual a diferença entre Persona e Público-Alvo?

A confusão entre persona e público-alvo é comum devido a muitos acharem que tratam-se de sinônimos. Mas não! Eles possuem significados e descrições totalmente diferentes.

Porém, ambos são criados com o objetivo de traçar estratégias de Marketing para atingir potenciais clientes do negócio.

Confira abaixo as definições para não se confundir mais:

Público-alvo:

É uma representação generalista sobre os clientes que fazem parte de uma parcela abrangente da sociedade. Normalmente, para definir o público, são levados em consideração alguns fatores como: dados demográficos, gênero, faixa etária, profissão.

Persona:

É uma representação do seu cliente real baseada em dados e comportamentos reais. Para criá-la, são adotadas algumas características além dos critérios adotados no público-alvo, como idade, cargo, hábitos, desafios, desejos.

Assim, para ficar mais fácil de compreender, confira a imagem ilustrativa abaixo referente a uma empresa que vende produtos para enxoval de bebês:

persona

Por que preciso definir uma buyer persona?

A princípio, a buyer persona é o seu comprador ideal, ou seja, o cliente real que efetuará a compra do seu produto e serviço. 

Basicamente, definir a persona do seu negócio é importante para aprofundar o seu conhecimento sobre o público e entender o valor do seu produto para a audiência.

Mas também, determinar o tipo de conteúdo que você precisa criar para atingir os seus objetivos. Sendo assim, você saberá a maneira que você deverá se comunicar, sabendo qual o tom e estilo das suas publicações.

Portanto, será possível entender o que os seus potenciais clientes estão buscando e quais as informações que eles gostariam de consumir.

Além disso, sua marca poderá traçar estratégias de Marketing mais efetivas e que geram mais resultados. E assim, também permitirá segmentar anúncios com mais precisão, reduzindo custos e aumentando as chances de conversão.

Ainda, ela auxilia em detectar os principais interesses e problemas que seu cliente ideal possui. Logo, podemos gerar insights para o aprimoramento e desenvolvimento de produtos e serviços.

E agora, como posso criar uma persona?

Primeiramente, criar uma persona exige um estudo profundo sobre os seus clientes, pois muitos detalhes são levados em consideração. Pensando nisso, não há ninguém melhor do que os seus próprios clientes para falarem sobre os seus hábitos de compra, interesses e dores, concorda?

Para isso, estabelecer um bom relacionamento com seus clientes, pode te ajudar a recolher informações importantes para definir a persona. E lembre-se, você deve criar um retrato fiel à realidade, e não àquilo que você acredita que aconteça.

Resumidamente, para criar a figura do seu cliente, pense nos seus melhores clientes e faça uma série de perguntas para analisar pontos em comum.

Se atente em conversar com clientes satisfeitos e insatisfeitos também.

Não tenha medo de conversar com aquele cliente que parou de comprar, pois a percepção dele pode ser crucial na construção do seu perfil de clientes.

Pensando em te ajudar a criar a sua persona, nós desenvolvemos um material para Construção de Personas. Nele, você poderá definir sua persona através de um processo guiado e com exemplos práticos.

Preencha o formulário abaixo para acessar o material!

Como você pôde perceber, definir a persona é algo bastante complexo e que exige muito estudo para diagnosticar tantos detalhes. Pensando nisso, nós preparamos 5 passos para que você possa criar a sua persona!

5 passos para criar sua persona:

1. Faça entrevistas

Antes de aplicar uma pesquisa de mercado, é indicado que a sua empresa se organize e se atente aos detalhes. Para isso, você deverá selecionar o tamanho da amostra que será entrevistada, como por exemplo: clientes da sua empresa e de concorrentes.

Em seguida, crie um roteiro de perguntas para levantar as informações necessárias para a criação da persona. Como: idade, cargo, hábitos, desafios, hobbies, hábitos de compra, estilo de vida, quem os influencia.

E não se esqueça! O objetivo principal da entrevista é a pessoa contar como foi a sua jornada de compra e o que a motivou a escolher sua empresa.

2. Colete os dados

Para isso, é necessário realizar uma pesquisa de mercado detalhada para entender quais são os principais problemas e objetivos da sua pessoa. Para isso, é interessante definir o seu público-alvo que será entrevistado para detectar os perfis de clientes da sua empresa.

Você poderá combinar diferentes métodos e aplicar uma pesquisa quantitativa ou qualitativa. Nós temos um conteúdo que pode te explicar sobre os tipos de pesquisa de mercado, clique aqui para saber mais.

A Dinâmica Consultoria possui um serviço voltado para Pesquisa e Análise de Clientes, que visa analisar o real interesse do seu cliente. Logo, nós podemos te ajudar nessa coleta de informações de forma assertiva.

3. Interprete os dados

Realize as entrevistas e transcreva as respostas para identificar pontos em comum entre elas. Interprete os comentários das perguntas e identifique o que elas possuem em comum.

Assim, podem ser levantados os interesses, hábitos de compra e comportamentos que se repetem.

4. Estruture os perfis

Ao aplicar as pesquisas, você perceberá que será muito difícil encontrar apenas uma única persona. Ou seja, surgirão diferentes grupos e tipos de clientes, porém, com alguns hábitos semelhantes.

Sabendo disso, dê vida ao perfil traçado com um nome, idade e profissão. Dessa forma, também atribua o seu cotidiano, comportamento, interesses e hábitos na jornada de compra. Ao fazer isso, seu perfil ganha realidade e é esse o consumidor que você deverá atingir.

Após traçar esses perfis, valide com os seus colaboradores que possuem contato direto com os seus consumidores para saber se o que você elaborou está coerente com a realidade.

Resumidamente, crie uma ficha para a sua persona com os seguintes requisitos:

  • Nome
  • Ilustração da sua imagem
  • Idade
  • Trabalho
  • O que ela faz no dia a dia
  • O que ela consome
  • Qual o seu desejo
  • Quais são suas dores

5. Realize vendas

Para validar o seu modelo de persona, nada mais efetivo do que o resultado de conversão em vendas obtido pelas estratégias de Marketing traçadas!

Após produzir conteúdos mais assertivos e voltados para solucionar as reais necessidades da sua persona, você perceberá o retorno nas suas vendas.

Sendo assim, ao obter maior assertividade nas estratégias de Marketing, você poderá fidelizar o seu público e traçar diversos planos de ação. Afinal, ao saber com quem se está falando, é possível criar um relacionamento mais direcionado, próximo e efetivo com a sua audiência.

Caso você tenha dificuldades em saber como se relacionar com a sua audiência nas mídias sociais e traçar estratégias de Marketing, nós podemos te ajudar! A Dinâmica Consultoria possui um serviço de Plano de Marketing que visa alavancar suas vendas através das plataformas digitais.

Conclusão

Como discutido ao longo do texto, as personas possuem alta relação com as estratégias de Marketing Digital, pois elas norteiam os planos de ação para atrair novos clientes e impulsionar as vendas do negócio.

Dessa forma, essa prática facilita a produção de conteúdos relevantes e focados para solucionar as dores dos potenciais clientes. Assim, com um maior posicionamento nas plataformas digitais, você poderá ofertar uma solução coerente com os problemas dos seus consumidores.

Neste conteúdo, vimos como podemos criar uma persona através de uma Pesquisa de Mercado. Caso tenha dificuldade em aplicar essa pesquisa e saber quais são os métodos indicados para a sua realidade, clique aqui para conhecer mais sobre o nosso serviço.

Ficou entusiasmado com o conteúdo? Para fechar com chave de ouro, nós preparamos um Material de Personas para que você possa concretizar o conteúdo abordado nesse post. Clique aqui para baixá-lo gratuitamente.

Por fim, nós da Dinâmica Consultoria trabalhamos ajudando empresas a alavancar seus resultados em vendas através das plataformas digitais com o nosso serviço de Plano de Marketing.

Conheça mais sobre o nosso trabalho e como conseguimos aumentar em 11.412,5% o número de leads de um cliente. Acesse o nosso case de sucesso, clicando aqui.

Não hesite em entrar em contato conosco para conversarmos melhor e sabermos como podemos te ajudar a obter sucesso na sua estratégia de Marketing Digital!

Por: Nathalia Sasazaki

6 / 95

Deixe uma resposta

Required fields are marked