imagem ilustrativa para o conteúdo sobre geolocalização

Já parou para pensar no quanto a geolocalização está presente no nosso dia-a-dia e na diferença que ela faz em nosso cotidiano? É fato que trata-se de uma tecnologia que facilitou muitas atividades e processos pelas milhares de possibilidades que ela gera. 

Estratégias militares

O surgimento da geolocalização veio inicialmente para elaboração de estratégias militares e foi largamente explorada após a guerra fria que teve como um dos principais resultados um grande desenvolvimento tecnológico e científico nas potencias mundiais.  

Mas o que é a geolocalização?

Em poucas palavras, é uma tecnologia que encontra posições geográficas de acordo com um sistema de coordenadas. Essas localizações, portanto, podem ser captadas através de diversos tipos de sinais, sendo que os emitidos por satélites são os mais confiáveis.  

O famoso GPS (Sistema de Posicionamento Global)

O método de geolocalização mais conhecido é o Sistema de Posicionamento Global, ou GPS. Ele capta dados de satélites que orbitam o planeta Terra e traduz em latitude, longitude e, dependendo da precisão do equipamento, até a altitude 

Com isso, para que o GPS funcione, é necessário que pelo menos 3 satélites estejam sendo vistos pelo terminal de captação dos sinais para traçar a triangulação dos dados e assim, definir a posição de um objeto com precisão. 

Com o advento da internet, essa tecnologia pôde ser democratizada. Hoje, o uso dela está presente no nosso cotidiano e ela está sendo aplicada nas mais diversas áreas. 

Onde o GPS é utilizado?

O uso mais comum é em aplicativos de carona e entregas. Os motoristas podem localizar seus passageiros e levá-los até o destino seguindo as coordenadas do GPS. Já os restaurantes podem acompanhar a entrega dos pedidos que saem para delivery. 

Outro uso muito relevante da geolocalização se encontra nas redes sociais. O Instagram, por exemplo, permite que você poste uma foto e marque onde ela foi tirada. Os aplicativos de relacionamento permitem que seus usuários interajam com pessoas dentro de um determinado raio de distância. 

Através da geolocalização também é possível procurar pontos turísticos, restaurantes, hospitais, lojas e qualquer outro estabelecimento que esteja cadastrado nos grandes sistemas, facilitando, assim, o trânsito de turistas e cidadãos do mundo todo. 

Além disso, a funcionalidade de localização em tempo real também pode ser utilizada por pais para encontrarem seus filhos ou até por policiais para realizar o monitoramento dos condenados em liberdade condicional. 

Mas como a geolocalização pode ajudar a minha empresa?

Focando na parte de gestão de empresas, é comum verificar o uso da geolocalização no rastreamento dos veículos utilizados para transportar insumos e mercadorias. Logo assim, com a implementação de sistemas de rastreamento por GPS, é possível coordenar a localização destes veículos, calcular as previsões de entregas e até controlar os custos gerados por cada um deles. 

Além disso, geolocalização também é utilizada no marketing para configurar os anúncios e atingir o público desejado tornando a gestão de marketing mais efetiva e trazendo mais resultados. 

Inclusive, hoje temos empresas trabalhando com venda de dados. Dessa forma, elas obtém, organizam e gerenciam dados dos mais diversos tipos e vendem para empresas que precisam deles. Portanto, a geolocalização é uma grande aliada destas empresas pela quantidade e qualidade dos dados que esta tecnologia os permite alcançar. 

Na Dinâmica Consultoriaum dos usos da geolocalização está nserviço de Potencial de Mercado. Nele, utilizamos essa tecnologia para determinar os melhores contatos para prospecção das empresas clientes. Assim, é possível obter leads mais qualificados e aumentar o número de vendas dos mesmos.

Gostou do conteúdo? Entre em contato conosco para saber mais!

Por: Amanda Pacheco Lagos