O ciclo PDCA é um método gerencial e sistêmico para tomada de decisões, desenvolvido por Shewhart e Deming, e aplicado primeiramente no Japão. Com significado de Plan-Do-Check-Act, essas etapas podem ser traduzidas como planejar-executar-checar-agir.

PDCA


Plan (Planejar): Nessa etapa o objetivo é focar na parte estratégica do ciclo, ou seja, identificar o problema, analisar o fenômeno e o processo, identificando assim todas as informações necessárias. É estabelecido também os métodos e os caminhos a serem seguidos, desenvolvendo então um plano de ação.

Do (Executar): É a parte onde tudo aquilo que foi planejado é executado, ou seja, colocar em prática o plano da etapa anterior. Identifica-se também se é necessária alguma mudança do mesmo, para assim verificar o processo na próxima etapa do ciclo.

Check (Checar): Nesta terceira etapa, tudo que foi feito na execução é avaliado, realizando a análise de tudo que foi executado com o que foi planejado, onde é possível observar se os objetivos foram alcançados ou não.

Act (Agir): É realizado as correções das falhas identificadas ao longo do processo e logo após o ciclo deverá ser executado novamente, dando continuidade à melhoria contínua.

Sua simbologia é um círculo onde cada quadrante representa uma atividade gerencial para a busca de melhorias. Esta ferramenta da qualidade proporciona, de forma qualitativa, melhorias em qualquer processo que seja aplicada. O processo deve sempre continuar, então não há necessidade de uma conclusão.

Segundo Vicente Falconi, um dos consultores mais respeitados do Brasil, nessas quatro etapas é possível observar onde as empresas mais erram, começando pelo planejamento, pois ao se deparar com um problema já querem encontrar uma solução, pulando assim, toda etapa de análise, sendo essa a peça chave para ter um resultado positivo. Na execução está um dos pontos mais fracos das empresas, o vício de deixar tudo para depois, juntamente com uma falta de cobrança, as informações acabam se perdendo. Muitas vezes o plano elaborado é muito bom, entretanto não é executado da maneira correta.

Gerenciar é essencialmente resolver problemas, sendo a boa gestão o alicerce para que o ciclo flua corretamente. É necessário estimular o profissional a alcançar cada vez mais as metas, sendo de responsabilidade da gestão acompanhar o processo e ajudar a equipe a chegar nos níveis ideais. O ser humano gosta de desafios e é nisso que a gestão deve focar.

A Dinâmica Consultoria pode te ajudar através dos diversos serviço de relacionados aos processos da sua empresa, focados em preparar a base das ações da sua organização e levantando indicadores de desempenho, que são o ponto essencial para que o Ciclo PDCA tenha efeito positivo. Quer entender melhor? Entre em contato conosco!

Autora: Karina de Mattos Marques