Um case de sucesso que em 60 dias reduziu em 172 metros o espaço percorrido pelos funcionários, aumentando o tempo disponível para a produção. 


A consultoria de Análise e Projeto de Layout consiste em determinar a melhor forma de organizar o espaço disponível. Dessa forma, visa redução dos tempos de movimentação e o aumento da capacidade produtiva. 

Além dissoalinhamos a metodologia 5S, baseada em 5 princípios japoneses, que busca simplificar o espaço e os processostrazendo um ambiente mais satisfatório. 

O projeto em questão foi realizado em uma indústria de varais, que nasceu com o propósito de atender uma demanda própria, de outra loja do cliente. 

Contudo, a marca cresceu ao longo do tempo, assim como sua cartela de clientes, tornando-se então uma marca reconhecida. 

Devido a isso, a empresa já não conseguia atender de forma eficiente sua demanda, gerando atrasos e insatisfação. 

Dessa forma, o cliente buscou aumentar sua capacidade produtiva com uma consultoria aliando os projetos de layout e 5Sduas áreas que ajudaram a aproveitar melhor o tempo e o espaço disponíveis. 

Desenvolvimento do Projeto

No início do projeto, buscamos entender melhor como tudo funcionava na empresa, para então encontrar e definir as possíveis melhorias. 

Para isso, acompanhamos todo o processo produtivo e realizamos o mapeamento dos processos existentes. 

Portanto, esses mapeamentos foram usados para padronizar os processos da indústriao que auxilia na redução do tempo gasto com atividades que não agregam valor (NVAs). 

Inicialmente, para iniciar as mudanças físicas, desenhamos o layout existente. Após isso, entendendo o local, utilizamos Diagrama de Espaguete. 

Esse diagrama consiste em mapear todas as movimentações realizadas nos processos, entendendo seu propósito. Assim, é possível estudar formas de otimiza-las. 

Dessa forma, redesenhamos o local utilizando um software de desenho auxiliado por computador. Assim, oferecemos duas opções para a nova estrutura, e então coletamos feedbacks para a escolha final. 

Antes de implementar as mudanças no arranjo físico, nossa equipe se uniu ao time da indústria e iniciamos o projeto de 5S. 

Para isso, retiramos tudo que não era utilizadoe classificamos os itens de acordo com seu destino, como reciclados, vendidos ou descartados. 

Ainda no início do projeto, verificamos que, além da baixa capacidade produtiva, a falta de ordem nos setores era outro desafio recorrente, afastando a empresa do seu propósito de entregar qualidade em seus produtos. 

Assim, ao longo do projeto, definimos estratégias para engajar o time e aumentar a produtividade. 

Trabalhamos então com mindset e a cultura da empresa, construindo uma relação de colaboração entre todos e tornando o ambiente mais produtivo e aberto. 

Conclusão

O projeto realizado logo trouxe diversos resultados claros para o cliente. 

Ainda durante a consultoria, os descartes realizados, nesse projeto de layout com 5s, que até então apenas ocupavam espaço útil, trouxeram um retorno monetário de R$2.500,00. 

Além disso, com o engajamento entre todas as partes envolvidas, conseguimos realizar 90% das etapas previstas em apenas uma semana. 

Por fim, após implementar o novo layout, houve uma redução de 28% nas movimentações realizadas. Assim, diminuiu o tempo gasto no percurso e aumentou a disponibilidade da equipe para a produção.