Um case de Design Sprint que que apenas 2 semanas trouxe soluções inovadoras e aplicáveis para uma seguradora. 


O projeto de Design Sprint tem como principal objetivo testar uma ideia sem que isso tome muito tempo e dinheiro. 

Com isso, é possível ganhar muito mais confiança para investir na ideia, ou até descobrir que o que foi pensando pode não ter uma boa aceitação no mercado. 

Dessa forma, o método consiste em um passo a passo, que parte de um objetivo ou problema do negócio, e termina com uma solução prototipada e testada com os clientes/usuários de forma rápida. 

O projeto em questão ocorreu em uma seguradora, mais especificamente voltado para o setor de seguros agrícolas. 

O grande desafio da empresa, que fez com que buscassem nossa facilitação, foram as dificuldades de utilização e manejo da plataforma de transmissão do seguro agro. 

Além disso, eles também buscavam melhorar a questão da transparência do sistema de seguros para os clientes que acessassem o site da seguradora. 

Assim, com o projeto de Design Sprint aplicado, foi possível solucionar os desafios da empresa, através de um protótipo inteligente, testado e adaptado as necessidades dos usuários. 

Desenvolvimento do Projeto

O projeto, que foi realizado durante 2 semanas, nos turnos da manhã da empresa, contou com uma equipe ou squad multidisciplinar de 6 pessoas, incluindo 1 definidor, para tomar as principais decisões do Sprint. 

Dessa forma, nósda Dinâmica, trabalhamos como facilitadores dSprint. Ou seja, guiamos o squad durante as etapas, principalmente em relação ao tempo e utilização das ferramentas. 

Entenda o Problema 

O Design Sprint, iniciou-se com a definição do objetivo principal e para facilitar essa etapa. Com isso, foram utilizadas ferramentas como a Matriz CSD e o “CP” (Como Poderíamos). 

Assim, as ferramentas foram aplicadas durante entrevistas com especialistas. Esses, entendiam de forma mais abrangente os principais desafios a serem solucionados.  

Dessa forma, nós conseguimos agrupar os dados e informações obtidos na etapa anterior, priorizando o problema mais complexo e recorrente. 

Assim, o objetivo definido, foi relacionado à busca de agilidade nos processos de contratação de seguros, juntamente com transparência para os clientes. 

Faça Esboços 

Em sequência, cada membro do squad pesquisou e trouxe ideias diferenciadas (podendo ser baseadas em empresas do mesmo ramo, ou não) de possíveis soluções para o problema. 

Portanto, através de apresentações de 3 minutos, chamadas de “Demonstrações Relâmpagos” cada um introduziu sua ideia para o restante da equipe, que pôde fazer anotações de pontos interessantes. 

Logo em seguida, cada integrante da equipe trabalhou individualmente, focando em desenvolver melhor as ideias levantadas até o momento. 

Foi aplicada a ferramenta Crazy 8’s, para que cada um conseguisse desenvolver 8 versões diferentes da sua ideia original, em apenas 8 minutos. 

Dessa forma, com esta ferramenta é possível chegar a um resultado totalmente diferente do pensamento original, ou constatar que a primeira ideia era realmente melhor. 

Sendo assim, a partir desse momento cada membro tinha uma ideia principal para focar. Com isso,  individualmente desenvolveram esboços de solução para serem votados pela equipe. 

Decida 

Na manhã seguinte, todos da equipe votaram em partes da solução de um esboço ou na solução por completo. 

Depois da votação geral, coube ao definidor com seus “super votos” decidir qual seria a solução escolhida para ser adaptada e prototipada. 

Assim, a solução escolhida foi a inserção de um banco de dados para facilitar a inserção e validação de informações no portal da seguradora. Além da utilização de um chat em tempo real para comunicação com os clientes. 

Com isso, um membro do squad (com auxílio dos outros) elaborou um Storyboard da solução, detalhando todas etapas que envolveriam seu funcionamento, dentro de 15 quadrinhos, contendo desenhos e textos explicativos. 

Elabore o Protótipo 

A ferramenta anterior é utilizada, justamente, para facilitar o desenvolvimento do protótipo, tornando muito mais simples identificar os itens que iriam compô-lo. 

Portanto, foram definidas funções para cada membro do squad, na elaboração do protótipo, que foi realizado em um aplicativo de prototipação de sites. 

Realize Testes 

Tendo o protótipo pronto, foram realizados testes com usuários do portal, que já eram clientes da empresa. 

A partir desses testes e entrevistas, foi possível levantar observações e análises, conforme os feedbacks e reações que os usuários tinham em relação ao uso do protótipo. 

Com isso, foi elaborado um quadro de observações, onde foram inseridas também notas de avaliação, que cada usuário deu ao protótipo. 

Resultados Obtidos

Tendo em vista a realização dos testes do protótipo da solução, foram levantados diversos pontos de melhoria para que a solução fosse realmente implementada no site da empresa. 

Assim, colocando em prática o Design Sprint, foi possível em apenas 2 semanas encontrar uma solução inovadora para os principais desafios da seguradora. 

Sendo que, os resultados do projeto compensam o valor investido devido a rapidez e eficácia da solução.