Como empresas de sucesso atribuem valor à capacitação na busca por resultados 


Constantemente vemos no mercado de trabalho uma necessidade sobre a busca dos empresários por profissionais qualificados. Entretanto, pouco se fala nas empresas sobre a necessidade de capacitação profissional como ferramenta de valorização e competição no mercado. 

Anteriormente visto apenas como engrenagem de uma máquina, facilmente substituível, o recurso humano de uma empresa é atualmente considerado peça chave para o sucesso de qualquer empreendimento. Posteriormente, torna-se papel dos gestores incitar seu crescimento na busca por resultados. 

Por que capacitar seus colaboradores? 

De acordo com a diretora de Educação Empresarial da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), Adriana Loch, as empresas de sucesso apresentam uma conduta similar no que se diz respeito à capacitação de profissionais. Analogamente, como direcionamento da formação do profissional para as atividades solicitadas, a capacitação torna-se uma ferramenta de retenção e aumento de produtividade. 

Em resumo, capacitar os colaboradores proporciona retornos diretos como: 

  • Maior competência na realização de tarefas;
  • Maior motivação;
  • Maior produtividade;
  • Maior alinhamento dos colaboradores com a missão, valores e objetivos da empresa;
  • Aumento da satisfação de clientes;
  • Redução de custos a médio e longo prazos;
  • Retenção de talentos.

Trace um plano de ação para a capacitação 

O que fazer quando o treinamento não traz os resultados esperados? Quando o problema é a implantação de diversos tipos de treinamentos desfocados, a empresa gera profissionais insatisfeitos, aumento de despesas e perda de tempo útil tanto do funcionário quanto da empresa. 

Ou seja, um dos principais motivos é a contratação de treinamentos que não são utilizados pelo funcionário no seu dia a dia. Todo treinamento deve ser desenvolvido com o objetivo de garantir que resultados e metas desejados possam ser alcançados. 

Sobretudo, é necessário analisar os processos que conduzem a resultados ruins na empresa, estabelecendo metas e problemas prioritários na organização. A partir disso, torna-se questionável a real necessidade ou não de um treinamento dentro da empresa. 

Acompanhe a capacitação 

Outro ponto a ser levantado é o acompanhamento do treinamento depois do desenvolvimento do conceito da capacitação. Muitos colaboradores são desenvolvidos tendo principalmente apenas o conhecimento teórico sobre o assunto como base. 

O diferencial em empresas de sucesso é a integração do funcionário com a realidade da empresa. Nesse sentido, o colaborador deve ser acompanhado ao longo das tarefas em atividades tutoriais até que se torne hábil e seguro o suficiente para realizá-las sozinho. 

Potencialize os resultados 

Em outras palavras, uma boa contratação em conjunto com o desenvolvimento da capacitação garante o desenvolvimento, crescimento e comprometimento de todas as partes envolvidas através da expansão do conhecimento, padronização e valorização do trabalho. 

Além de engajar os colaboradores e dar suporte para um futuro plano de carreira, o investimento em uma capacitação eficaz é sinônimo de manter a equipe e a empresa em constante crescimento. 

E na sua empresa, qual treinamento é realizado e como ele é acompanhado? Que tal começar hoje a capacitação eficaz para buscar melhores resultados na empresa?

Autora: Bruna Martins