Imagem ilustrativa para o conteúdo de avaliação do ciclo de vida

As questões relacionadas ao meio ambiente vêm se tornando foco em meio a muitas decisões e discussões tanto nacionais quanto internacionais. Com isso, a alta exploração de matéria-prima juntamente a produção em grande escala tem impacto direto quando falamos de geração de objetos para descarte.

Portanto, frente a esse tema tão plausível, a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) mostra-se fundamental para empresas de todos os segmentos.

Afinal o que é Avaliação do Ciclo de Vida?

A Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) é uma ferramenta que possibilita avaliar o impacto ambiental associado a um produto durante o seu ciclo de vida.

Quando pensamos nisso, são 3 fatores que devemos levar em consideração: a extração da matéria prima, o uso pelo consumidor e o seu descarte. Todas essas etapas devem ser estudadas previamente de forma que tragam o menor impacto possível a natureza.

Avaliação do ciclo de vida
Avaliação do ciclo de vida

Através da ACV, também é possível analisar em quais etapas do ciclo de vida o produto impacta significativamente ao meio ambiente. Além disso, também é possível implementar melhorias para produtos, processos ou serviços.

A sustentabilidade é um motivo ao qual nos mostra o quão é importante realizar uma ACV. Seja propondo o uso consciente de recursos naturais, e até mesmo desenvolvendo produtos com integração de aspectos ambientais (design for environment).

Outro conceito que é muito relacionado a Avaliação do Ciclo de Vida são os 6 R’s da sustentabilidade. Logo, segundo o IBICT as etapas para a criação de um novo produto ou para o aprimoramento de um produto já existente são:

  • Repensar
  • Reduzir
  • Reparar
  • Repor
  • Reutilizar
  • Reciclar

Como a ACV pode ajudar a minha empresa?

Sabemos que o tema da sustentabilidade é muito abrangente e afamado por todo o mundo e quando uma companhia traz práticas sustentáveis à tona mostra-se muito mais do que uma empresa com postura responsável, visto que se torna muito bem vista pelos consumidores.

Frente a isso, empresas que atendem a esse comportamento e são capazes de realizar uma ACV competente estão sempre a um passo à frente da concorrência, pois emitem uma visão positiva aos consumidores.

Dessa forma, esse olhar sustentável pode fortalecer o nome da empresa bem como tornar-se uma estratégia de marketing para geração de engajamento e consequentemente o aumento de vendas. Visto que, no momento da compra do produto, muitos consumidores levam em conta os valores e propostas de quem está consumindo, assim como itens com menor impacto ambiental.

Como estruturar a Avaliação do Ciclo de Vida?

A estruturação da ACV segue algumas etapas, assim como alguns critérios da ISO 14040, veja a seguir quais são essas:

  • Definição do Objetivo e Escopo

Como o próprio nome já diz, representa o ponto de partida para a estruturação da ACV. É o momento que se defini a quem se destinam os resultados, quais são os critérios relacionados a qualidade, as categorias de impacto e todas as fronteiras do estudo (temporal e geográfica).

  • Análise de Inventários

Essa etapa é voltada para a coleta de dados que caracterizam a variação dos fluxos de massa e energia das etapas do ciclo de vida do produto, sempre levando em conta as fronteiras previamente estabelecidas.

  • Avaliação dos Impactos

Nessa fase, os dados da Análise de Inventários são transformados em impactos ambientais através de fatores de equivalência. Por exemplo, kg de CO2 equivalentes para a categoria de aquecimento global.

  • Interpretação

Busca identificar as informações mais significativas do estudo, assim como investigar a sensibilidade, a integridade, a consistência dos efeitos e acima de tudo definir as conclusões, as recomendações e as limitações do estudo.

Conclusão

As mudanças de comportamento dos consumidores e das empresas são claramente visíveis quando tratamos do tema sustentável.

Diante disso é possível identificar a ACV como uma ótima prática corporativa, visto que muitas vezes pode tornar se um critério competitivo dentro do mercado assim como trazer benefícios para a visibilidade da marca destacando-se da concorrência.

Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco e não se esqueça de colocar o consumo consciente em prática!

Por: Mateus Hohl Meneghin