A história do projeto que em 55 dias úteis transformou todo o setor produtivo da empresa, gerando ganhos de mais de um milhão de reais no faturamento mensal, através de um redesenho eficiente do layout da fábrica.


A consultoria de Análise e projeto de Layout visa obter a melhor utilização do espaço disponível. A fim de reduzir o tempo de execução e movimentação dos produtos, bem como aumentar a capacidade produtiva e a utilização dos recursos disponíveis.

O projeto que apresentaremos aqui foi realizado em uma empresa que atua no mercado de telecomunicações há cerca de 40 anos. A mesma conta com mais de 300 colaboradores e um setor produtivo de 13.060 m². Atendendo todo o Brasil e alguns países da América Latina.

Por mais que fosse uma empresa consolidada no mercado, ela vinha enfrentando problemas relacionados ao atendimento sua demanda. Tais problemas eram ocasionados, principalmente, pela mudança na produção, que anteriormente era feita totalmente na China e passou a ser feita aqui no Brasil. Desse modo, no projeto nós atuamos com o foco de propor novas soluções de layout para que a produção conseguisse atender as demandas do período.

Início do projeto

Com a finalidade de dar início à execução da consultoria, visitamos o chão de fábrica, e encontramos um local cuja falta de linearidade no fluxo produtivo e os improvisos realizados para atender à demanda eram visíveis. Ainda nesta visita, observamos que além de fazer com que os materiais fabricados tivessem uma movimentação muito alta, não existia um controle de estoque intermediário; problemas clássicos de um layout que não foi pensado para seguir o fluxo de valor dos produtos.

Assim, iniciamos a etapa de mapeamento dos processos, na qual, por meio da curva ABC, conseguimos identificar e mapear os produtos que mais impactavam nos resultados da empresa, dentre os 150 existentes, para assim priorizá-los na definição do novo layout de produção. Ao mesmo tempo, realizamos a medição da área do local em análise e identificamos as restrições do projeto, através de visitas à fábrica e reuniões com os responsáveis.

Em projetos de redefinição de layout, é comum encontrar algumas restrições em relação a mudança de local de máquinas ou setores devido ao custo necessário para fazer estas mudanças. No caso em questão, a restrição era um pouco maior que o comum, cerca de 50% da área total da fábrica não poderia ser mudada, tendo em vista que esses espaços representavam máquinas com um alto custo para deslocamento.

Assim, iniciamos a formulação das novas opções de layout, por meio do software de desenho AutoCAD. De forma que todas as restrições e expectativas do cliente fossem atendidas, juntamente com o objetivo principal de aumento de produção.

Resultados obtidos

Através da cooperação entre a equipe do projeto e o cliente, conseguimos desenvolver três opções para um novo layout do setor produtivo. Todas as opções propostas geravam uma melhor produtividade e consequentemente um melhor atendimento da demanda, além de ganhos significativos no faturamento mensal da empresa.

A primeira opção de layout apresentada geraria um ganho de R$462.900,40 no faturamento mensal. Entretanto a forma como os setores ficaram dispostos pela fábrica, nessa opção, não agradou o cliente. Já a segunda opção apresentada atendia todas as restrições e agradou mais o cliente em relação a disposição dos setores. Contudo, essa alternativa de layout representava um aumento um pouco menor no faturamento mensal, R$ 127.818,78 em relação ao atual.

Ainda que a segunda opção apresentada já atendesse todas as restrições e requisitos do cliente, fomos em busca de uma terceira alternativa que gerasse um ganho no faturamento mensal próximo ao ganho alcançado na primeira opção de layout. Pensando assim, chegamos na terceira opção de layout, que para nossa surpresa, resultaria em um extraordinário aumento de R$1.300.753,56 no valor do faturamento mensal. O que representa um ganho de 26,87% no faturamento da empresa.

Gráfico de ganhos no faturamento
Gráfico de ganhos no faturamento

Assim, ao final do projeto, todos os objetivos foram alcançados. Como resultado, o cliente ficou extremamente satisfeito com as atividades realizadas, com as mudanças propostas e principalmente com os resultados alcançados.