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Análise SWOT: Como utilizá-la estrategicamente dentro da sua empresa


Para introduzirmos esse assunto, trouxe aqui alguns dados:

“1 a cada 4 empresas fecha antes de completar 2 anos no mercado, segundo Sebrae” Exame, 2018

Em 2019, 1,18 milhão de empresas foram fechadas.

Dados um pouco distantes, não é? Que tal trazermos dados mais atuais…. No ano de 2020, 1,04 milhão de empresas foram fechadas, segundo G1.

Percebemos que o índice de empresas que fecham suas portas no Brasil é muito alto, e sempre foi assim. E, sabe o que todas essas reportagens e dados mostrados têm em comum?

Além dos motivos citados nas reportagens e do período que estamos vivendo, existe outro grande vilão das empresas, principalmente em seus primeiros anos: a falta de planejamento e a má administração estratégica.

A partir disso, você já pôde perceber a importância que uma boa estruturação representa, e o risco que a falta dela implica ao negócio. Sendo assim, abordaremos ao longo desse conteúdo uma ferramenta muito importante que auxilia no planejamento estratégico e nas tomadas de decisão: a análise SWOT.

Afinal, o que é a análise SWOT?

A análise SWOT consiste em uma das ferramentas mais conhecidas para planejamentos estratégicos. Essa análise é feita através da construção da matriz SWOT, que é muito utilizada pelas grandes empresas, visto que o seu uso permite traçar planos de ações estratégicos essenciais para um negócio.

O termo SWOT representa os Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats. Ou seja, indica quais as Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças que englobam seu negócio (FOFA).

No entanto, muitas das micro e pequenas empresas ainda não tem o costume de realizar essa análise mais profunda da situação em que o próprio empreendimento está inserido.

Sendo assim, esse fato faz com que muitas decisões sejam tomadas sem um estudo prévio, podendo trazer resultados negativos para o negócio.

E o que exatamente faz a Matriz SWOT?

A matriz SWOT possibilita uma análise global de uma determinada situação inserida em um ambiente. Isto é possível pelo fato de que a matriz engloba tanto o ambiente interno quanto o ambiente externo em que a empresa está inserida.

O ambiente interno é representado pelos pontos forte e fracos da empresa, levando em consideração situações que podem sofrer alterações diretamente. Como por exemplo: recursos, qualificação profissional, layout das instalaçõesgestão de estoquepadronização do processo, entre outros.

Por outro lado, a análise do ambiente externo aponta as oportunidades e as ameaças do negócio, analisados a partir de fatores em que a empresa não consegue controlar. Como por exemplo: eventos, mudanças no mercado, políticas.

Como construir a Matriz SWOT?

Colocar a Matriz SWOT em prática é muito simples. Você só vai precisar de uma planilha no Excel, uma página no Word, ou até mesmo uma cartolina e canetas.

Primeiramente, iniciamos a construção da matriz SWOT pelo ambiente interno da empresa. Como já dito acima, nesta primeira análise são englobadas as duas primeiras letras que dão nome à análise SWOT, S (Strenghts ou Pontos Fortes) e W (Weaknesses ou Pontos Fracos).

Após analisar o ambiente interno através das forças e fraquezas, a próxima etapa consiste na análise do ambiente externo. Para isso, o ambiente externo é analisado de acordo com as últimas letras que compõem a análise SWOT, O (Opportunities ou Oportunidades) e T( Threats ou Ameaças).

Em seguida, após o levantamento de todas os dados necessários, serão realizadas associações entre as informações, a fim de alcançar análises objetivas e precisas através do que foi levantado.

Por fim, as análises estratégicas são transformadas em planos de ação para obter os resultados desejados. Nos próximos tópicos explicaremos como estruturar a análise SWOT.

Como estruturar a Análise SWOT?

Strenghts (Pontos fortes)

Os pontos fortes representam as vantagens competitivas do seu negócio frente ao mercado, e sendo assim, a primeira etapa consiste em levantar tais fortalezas.

Para isso, é necessário conhecer bem a sua empresa e levantar em quais aspectos você apresenta vantagem sobre a concorrência. Nesta etapa, é preciso analisar no que a empresa é boa, principalmente quando se comparada aos concorrentes.

Algumas questões que podem auxiliar a identificar os Pontos Fortes são:

  • As atividade que realizo dentro da empresa são as melhores?
  • Possuo os melhores recursos?
  • A minha mão-de-obra é qualificada?
  • A localização da empresa favorece clientes e fornecedores?
  • A equipe está alinhada em busca do cumprimento da estratégia?

Weaknesses (Pontos fracos)

Ainda analisando o ambiente interno da empresa, as fraquezas consistem nos aspectos que comprometem o crescimento do negócio.

Pelo mesmo ponto de análise das forças, devemos analisar agora em quais critérios a empresa possui desvantagens em relação aos concorrentes.

Nesta etapa é preciso manter uma visão crítica para levantar os pontos internos de melhoria. Então, algumas questões que auxiliam para o levantamento das fraquezas são:

  • Quais os fatores que levam os clientes ao concorrente?
  • Os processos são padronizados?
  • A equipe está bem treinada para a execução das atividades?
  • A empresa está tendo desperdícios ou apenas perdas comuns ao processo?

Opportunities (Oportunidades)

Assim como dito anteriormente, após a análise do ambiente interno, identificando pontos fortes e fracos, devemos iniciar uma análise do ambiente externo em que a empresa está inserida.

Portanto, o primeiro critério a ser analisado são as oportunidades. Para isso, é preciso analisar quais fatores podem promover o desenvolvimento da empresa.

Além disso, por se tratar do ambiente externo da empresa, levaremos em consideração fatores que a empresa não possui controle. Nesse sentido, algumas questões que ajudam a identificar oportunidades em um negócio são:

  • Existe algum evento que pode alavancar o meu negócio?
  • Alguma alteração ou comportamento do mercado pode trazer resultados positivos para a minha empresa?
  • O lançamento de novas tecnologias pode alavancar a produção da minha empresa?

Threats (Ameaças)

Ainda analisando o ambiente externo, o último campo a ser preenchido na matriz SWOT são as Ameaças. Dessa forma, devemos analisar quais os fatores externos podem trazer uma influência negativa sobre o meu negócio. Ou seja, o que representa risco ao seu empreendimento.

Por isso, a ideia é similar ao levantamento das oportunidades, porém, agora é preciso pensar em pontos negativos ao invés de pontos positivos. Com isso, as questões que podem ajudar na identificação das ameaças são:

  • Existe a possibilidade de algum setor relacionado diretamente a minha empresa entrar em greve?
  • O concorrente pode oferecer um produto similar ao meu mas com o preço inferior?
  • Mudanças políticas podem afetar o meu negócio?

Por fim, ao completarmos as ameaças, temos a matriz SWOT completa. Pensando em te auxiliar ainda mais nessa etapa de estruturação, disponibilizamos para você uma ferramenta gratuita sobre Análise de SWOT!

Incrível, certo? Então, para acessá-la basta preencher os campos abaixo. Tenho certeza que será muito útil!


Análises através do SWOT

Por fim, vimos que a análise SWOT é essencial ao bom planejamento e à elaboração de planos de ação estratégicos. Desse modo, após o preenchimento de toda a matriz SWOT, chegamos ao ponto principal da ferramenta: a análise.

Em primeiro lugar, devemos manter e otimizar os pontos fortes do negócio, trabalhar visando tornar os pontos fracos em forças. Também, devemos aproveitar as oportunidades e tentar encontrar maneiras de suavizar ou anular os efeitos de ameaças.

Além disso, é possível realizar a associação das informações de modo a obter planos de ação mais objetivos e viáveis. Assim sendo, podemos analisar quais forças podem implementar os efeitos de quais oportunidades. Ou seja, o que apresentará como resultado estratégias de desenvolvimento.

Ainda, devemos analisar quais forças podem minimizar os efeitos das ameaças, trazendo estratégias de manutenção. Quais fraquezas comprometem quais oportunidades, gerando possibilidades de crescimento.

E, por último, quais fraquezas podem aumentar os impactos das ameaças, resultando em estratégias de sobrevivência para a empresa.

Conclusão

Vimos que a falta de estruturação e planejamento é um dos principais fatores que resultam na falência de empreendimentos. É exatamente desse ponto que entra a importância de realizar bons estudos sobre o mercado em que sua empresa está inserida.

Com isso, a análise SWOT feita corretamente pode trazer uma visão global de todo o ambiente em que a empresa está inserida, além de auxiliar na tomada de decisões estratégicas.

Sendo assim, a SWOT torna-se uma ferramenta essencial para todas as empresas, independente do porte das mesmas. Então, agora é sua vez!

Gostou da análise que a matriz SWOT pode oferecer a respeito do seu negócio? Está pensando em abrir um novo negócio e deseja saber como aproveitar as oportunidades e reduzir os riscos? Temos a solução para você!

Nós da Dinâmica Consultoria estamos oferecendo uma ferramenta gratuita sobre análise SWOT com um passo a passo de como preencher a analisar todas as informações da sua empresa!

Além de ser uma ferramenta importante para a estratégia, a análise SWOT deve ser atualizada constantemente. Uma vez que em pouco tempo conseguimos observar grandes transformações nas empresas e, também, no mercado.

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