A área de Análise e Projeto de Layout tem como objetivo proporcionar um bom fluxo de trabalho e de materiais através da fábrica, melhorando também o aproveitamento da área útil disponível.

Em um projeto de Análise e Projeto de Layout para uma movelaria, a Dinâmica Empresa Júnior fez a medição dos equipamentos da fábrica e a análise da direção e do sentido dos fluxos produtivos, verificando quais se cruzam e quais são as máquinas utilizadas com maior frequência. A equipe de consultoria, baseada na realidade da empresa e nas legislações de funcionamento desta, elaborou dois novos layouts que favorecessem o rearranjo físico.

Assim, a consultoria trouxe para o cliente a possibilidade de diminuir consideravelmente o tempo gasto nos processos produtivos somente pelo rearranjo de seus recursos materiais, além de proporcionar também a possível eliminação dos equipamentos inutilizados na fábrica. De acordo com os novos layouts propostos, o fluxo na fábrica poderia sofrer uma grande melhoria, proporcionando resultados efetivos.