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Análise de Viabilidade: Como saber se seu produto terá aceitação do mercado?

Análise de Viabilidade

Você já se interessou em abrir um novo negócio? Ou então poder expandir sua marca e, finalmente, tirar suas ideias do papel e colocá-las em prática?

Se sim, você provavelmente também já apresentou algumas dúvidas e inseguranças a respeito da aceitação do mercado, não é mesmo? Primeiramente, saiba que isso é completamente normal de se passar na mente daqueles que desejam dar início ao empreendedorismo.

Afinal, começar um novo negócio representa fortes riscos e para evitá-los é essencial realizar um bom planejamento. Além disso, um dos pontos que não podem faltar antes de abrir as portas do seu novo negócio ou expandir sua marca é a análise de viabilidade.

Portanto, se você deseja saber como realizar a análise de viabilidade forma correta, e assim saber se terá adesão do mercado e também, como calcular seu payback, entre outros indicadores financeiros, continue acompanhando o post!

Mas afinal, o que é análise de viabilidade?

Basicamente, a análise de viabilidade consiste em um estudo feito antes de dar início a nova ideia. Seu objetivo é avaliar a viabilidade da mesma, ou seja, se realmente terá aceitação do mercado.

Sendo assim, através dessa análise, também é feito um estudo a respeito da situação do mercado. Desse modo, é possível realizar tomadas de decisão que sejam mais assertivas para a ideia.

A análise de viabilidade divide-se em duas frentes: financeira e econômica.

Viabilidade Financeira

Representa a visão vertical do negócio. É através da frente financeira que são calculados o ROI (retorno sobre investimento), o capital de giro e consequentemente, a capacidade que a empresa possuirá de gerar lucro.

Além disso, a análise de viabilidade financeira leva em consideração todos os possíveis custos fixos e variáveis que o negócio terá. A partir disso, é possível calcular qual será o investimento necessário para dar vida ao empreendimento, ou seja, qual será o capital inicial.

Viabilidade Econômica

Já a viabilidade econômica representa a visão horizontal do negócio. O objetivo dessa frente é analisar o conjunto de caminhos e diferentes opções envolvidas dentro do negócio.

Para que isso seja possível, a viabilidade econômica deve ser feita após a financeira. Desse modo, essas opções são comparadas para que se possa saber qual é a mais viável, ou seja, qual apresenta maiores chances de trazer o resultado positivo esperado.

Qual a importância da análise de viabilidade?

Vimos, então, que fazer um bom estudo do mercado antes de se iniciar o novo negócio é essencial. E, se caso você ainda esteja se perguntado por que realizá-la, trarei aqui alguns aspectos que representam sua real importância.

Realizando a análise, é possível identificar os possíveis problemas e ameaças antes de abrir o empreendimento ou dar início ao novo ramo da empresa.

Ou seja, antes de investir tempo, capital e esforço em algo que não trará o retorno necessário, evitando o prejuízo. Desse modo, é possível priorizar quais projetos realmente valem a pena serem colocados em prática.

Além disso, com a análise de viabilidade é possível saber qual será seu capital inicial necessário, qual será sua rentabilidade e o tempo em que você terá o retorno. Tudo isso garante a entrada no mercado com sucesso, facilitando as tomadas de decisão.

Como aplicar a análise de viabilidade?

Agora que você já entendeu o que é a análise de viabilidade e reconhece sua importância e o motivo de aplicá-la, chegou a hora de conhecer como colocá-la em prática!

Pesquisa de Mercado

Primeiramente, o ideal é que se faça uma pesquisa de mercado, para realmente conhecer a área em que a ideia estará inserida. Com ela, é possível conhecer as dores que a concorrência oferece, podendo pensar em um diferencial para a sua marca, de modo a atrair mais clientes.

Também, é possível analisar a aceitação do público-alvo, fator primordial para entender se a ideia terá sucesso ou não. Ou seja, analisar a demanda ou a falta da mesma.

Além disso, com a pesquisa de mercado também é possível identificar sua persona. Possuímos um conteúdo sobre o tema que te ajudará a construir a sua! Clique aqui para acessá-lo.

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Sendo assim, a partir da pesquisa de mercado é possível analisar a aceitação do mesmo, e com isso, obter uma projeção das vendas. Assim, torna-se possível realizar a projeção do fluxo de caixa.

Projeção do Fluxo de Caixa

Tendo conhecimento a respeito do mercado, é possível, então, realizar a projeção do fluxo de caixa. Sendo assim, podemos ter uma estimativa dos investimentos necessários, além dos custos e despesas que existirão considerando um intervalo de tempo.

Vale lembrar aqui, que conforme sua empresa crescer, os gastos também vão aumentar, e por isso, é importante considerá-los na projeção.

Desse modo, existem alguns tipos de cálculos que devem ser feitos considerando cada tipo de cenário: cenário positivo (otimista), cenário neutro (realista) e cenário negativo (pessimista).

Sendo assim, é possível se preparar para as piores situações sem surpresas e sem muitos problemas. E, para isso, é importante conhecer todos os gastos envolvidos e como eles funcionam e oscilam.

Análise de Indicadores

Existem alguns indicadores que devem ser analisados para verificar a real viabilidade da ideia, indicando se obterá sucesso ou fracasso. Com eles, é possível analisar o retorno, o tempo para recuperar o investimento feito e a expectativa de lucro.

Citarei aqui alguns indicadores que você pode utilizar no seu negócio.

Payback

Basicamente, o payback consiste no termo para representar o tempo que se levará para que o investimento se pague. Ocorre quando o caixa acumulado está acima de zero.

Por exemplo: Suponhamos que você realizou um investimento de 8 mil reais para a abertura de seu negócio. Assim, seu payback será de 8 meses.

Valor Presente Líquido (VPL)

Representa o fluxo de caixa previsto. Além disso, ele também considera o fato de que um valor possui poder de compra diferente. Sendo assim, a partir do VPL, mede-se o real valor de investimentos futuros.

Taxa Mínima de Atividade (TMA)

Indica qual deve ser a rentabilidade mínima para que o negócio seja atrativo. Também indica qual o mínimo esperado que se receba. Além disso, a TMA também pode indicar os possíveis riscos e ameaças presentes em cada ramo do mercado.

Taxa Interna de Retorno (TIR)

Essa taxa indica a rentabilidade do negócio ou do projeto. Assim, ela se baseia em projeções futuras. Vale ressaltar que para uma análise otimista e positiva, a TIR deve ser maior que a TMA citada acima.

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ROI em conjunto com a análise de viabilidade

Além dos indicadores citados acima, outra ferramenta que pode ser utilizada com a finalidade de medir a viabilidade do negócio é o ROI.

Mas primeiramente, vamos definir o que exatamente é ROI. Consiste na sigla para “Retorno sobre Investimento”. Basicamente, ele visa mostrar quanto foi perdido e quanto foi ganho.

Para isso, ele possui a seguinte forma para ser calculado: basta subtrair a receita total dos custos, e dividir esse resultado pelos custos também.

Sendo assim, é possível analisar se os investimentos realmente estão sendo eficientes. Desse modo, metas podem ser traçadas de acordo com resultados que sejam possíveis de serem alcançados.

Com isso, torna-se mais fácil entender se realmente compensa investir em alguma ideia. Portanto, não deixe de utilizá-lo como ferramenta para seu planejamento.

Conclusão

Por fim, vimos que antes de investir esforços tanto financeiros quanto operacionais em um novo negócio, é preciso analisar a viabilidade do projeto em questão.

Afinal, ninguém deseja colocar suas ideias no papel, e um tempo depois, se deparar com um prejuízo. Para realizar esse estudo sobre a viabilidade, existem alguns indicadores que devem ser levados em consideração para que se consiga analisar payback, rentabilidade, entre outros.

Então, para saber se sua ideia realmente terá adesão do mercado e caminhará positivamente, é essencial fazer um bom planejamento. E nesse sentido, nós da Dinâmica Consultoria podemos te ajudar!

Oferecemos um serviço de Análise de Viabilidade, onde calculamos a projeção de custos e estimativa de vendas. Assim, você terá mais segurança em abrir seu negócio e evita os riscos de prejuízo, realizando os investimentos assertivos.

Portanto, caso queira saber mais, acesse nosso serviço! Não se esqueça de baixar nosso e-book gratuito sobre Plano de Negócios para obter informações completas! Fale com um de nossos especialistas e valide suas ideias conosco!

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