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Análises de Mercado: Variáveis que devem ser levadas em consideração para um novo negócio

Análise de mercado

Para o ano de 2020, foi estimado que o Brasil atingisse a maior quantidade de empreendedores iniciais dos últimos 20 anos. Isso porque um quarto da população adulta do país estava envolvida com o empreendedorismo, principalmente devido à crise originada no último ano.

Em contrapartida, dados do IBGE mostram que mais de 700 mil pequenos negócios encerraram as atividades por definitivo também no último ano, devido a vários fatores. Dentre eles, encontram-se a má gestão e a falta de entendimento do mercado em que estão inseridos.

Por isso, antes de abrir qualquer negócio, é de extrema importância analisar e entender de forma detalhada o setor no qual o empreendimento se encontra.

Além disso, também é necessário analisar as variáveis que poderão influenciar no fracasso ou no sucesso do negócio. Portanto, se você pretende abrir um novo empreendimento, continue acompanhando o post!

Então, como analisar o mercado de forma assertiva para abrir um novo negócio? 

Como vimos, é muito importante analisar o mercado antes de efetivar a abertura de fato, além de traçar um bom planejamento. Para isso, existem diversas estratégias e ferramentas que podem auxiliar na abertura do novo negócio.

Aqui, traremos algumas sugestões de ferramentas que podem ser utilizadas na identificação de variáveis importantes para a estratégia do negócio e também para realizar boas análises de mercado.

Business Model Canvas 

A primeira sugestão de ferramenta citada aqui é o Business Model Canvas. Basicamente, consiste em um diagrama que permite a visualização de todo o negócio de forma direta em até mesmo uma única página.

Sendo assim, essa ferramenta é muito eficiente quando falamos sobre estruturar de forma objetiva as principais etapas de um novo negócio.

Além disso, o Business Model Canvas possibilita o desenvolvimento de um planejamento estratégico destrinchado. Isso facilita a validação da sua ideia através de análises sobre sua viabilidade.

Os Nove blocos

Canvas business

O Canvas é composto por nove blocos, e são eles:

  • Proposta de valor: Representa o que o negócio oferecerá para o mercado e que realmente terá valor para os clientes. Ou seja, quais os diferenciais do negócio em relação a outros já existentes.
  • Segmento de Clientes: Aborda quais segmentos de clientes serão o foco da empresa. Pensando nesse assunto, temos um conteúdo sobre como definir persona que pode te ajudar nesse processo! Acesse aqui!
  • Canais: Vale ressaltar que é de extrema importância definir os canais onde o cliente irá encontrar, comprar e receber seu produto ou serviço.
  • Relacionamento com o Cliente: Esse tópico aborda como será a relação da sua empresa com cada segmento de cliente. Aqui é importante definir estratégias diferenciadas, que façam o negócio se destacar.
  • Atividades Chaves: Serão identificadas as principais atividades para que seja possível entregar aos clientes a Proposta de Valor desenvolvida.
  • Recursos Chaves: Consistem nos recursos essenciais para realizar as Atividades Chave definidas no bloco anterior.
  • Parcerias Chaves: Aqui as Atividades Chave serão destrinchadas, identificando possíveis terceirizações e quem seriam os parceiros, definindo também quais Recursos Chave serão adquiridos fora da empresa.
  • Fontes de Receitas: Serão definidas as formas de obter receita através da Proposta de Valor.
  • Estrutura de Custos: Representam os custos relevantes para que a estrutura proposta funcione. Nesta etapa é interessante, se possível, realizar um levantamento do investimento inicial, e até um cálculo do payback do negócio.

Dessa forma, tudo que for desenvolvido nos nove blocos servirá como base para definir a forma como você poderá operar e gerar valor ao mercado.

Assim, com seus principais fluxos e processos identificados é possível realizar análises e uma pré-visualização do modelo na prática. 

Caso você queira se aprofundar mais na questão da BMC, estamos disponibilizando uma ferramenta gratuita sobre Business Model Canvas.

Nele, estão contidos todos os conceitos essenciais para te guiar nesse processo. Para acessá-lo, basta preencher os campos abaixo!

Análise de Segmentação de Mercado 

Após realizar a os planejamentos citados acima, é necessário fazer a análise e segmentação de mercado. Basicamente, segmentação de mercado é uma estratégia para entender os diferentes mercados consumidores. 

Sendo assim, tem com o objetivo dividi-los em grupos, aproximando os que possuem expectativas semelhantes e necessidades em comum. Ou seja, possui objetivo de determinar e atingir seu público-alvo.  

Através da definição e entendimento desse público, será possível definir como chegar até ele, encontrando um posicionamento assertivo dentro do nicho. 

Dessa forma, isso irá englobar desde as ações de comunicação e relacionamento, até o design do produto ou serviço, considerando também os materiais de comunicação visual, por exemplo. 

Portanto, vale ressaltar que a segmentação de mercado é uma estratégia que pode e deve ser realizada com frequência para reorientar a empresa durante seu ciclo de vida. 

Além disso, representa uma grande vantagem competitiva em épocas de crise, pois ajuda o negócio a se destacar em relação a concorrência, assegurando seu crescimento.  

Assim, existem alguns tipos de segmentação de mercado mais comuns, são elas: 

Segmentação geográfica

A segmentação geográfica consiste em dividir o mercado em diferentes unidades, como países, estados, cidades ou até bairros.

Assim, com esses dados em mãos, a empresa pode decidir se vai atuar em uma ou mais áreas, dando uma atenção especial para as diferenças regionais e desejos de cada marketshare.  

A Dinâmica Consultoria oferece um serviço de Potencial de Mercado, que visa expandir sua base de leads para diferentes regiões, trazendo contatos assertivos e qualificados! Confira mais clicando aqui.

Segmentação Psicográfica

Já a segmentação psicográfica, divide os clientes em grupos de acordo com seu estilo de vida, atitudes, valores, hábitos e opiniões.

Dessa forma, a segmentação psicográfica ajuda a entender elementos emocionais que influenciam na hora da compra. Com isso, são identificados alguns comportamentos do consumidor que até então eram desconhecidos. 

Segmentação comportamental

Através da segmentação comportamental é possível identificar onde seu público compra e com qual frequência. Assim, essa segmentação pode ajudar também a expandir o uso de um produto. 

Com isso, para conseguir as informações corretas na segmentação, é necessário, primeiramente, direcionar corretamente as perguntas em uma pesquisa. 

Desse modo, torna-se possível, então, compreender as semelhanças e as diferenças dos seus mercados, com informações sobre demografia, gênero, idade, renda, entre outras. Ou seja, tudo dentro da estratégia elaborada previamente. 

5 Forças de Porter 

Outra ferramenta que pode ser utilizada para analisar de forma eficiente o mercado em que o negócio estará inserido são as 5 forças de Porter. 

Resumidamente, ela consiste em um modelo de análise competitiva que pode determinar a posição de qualquer empresa no mercado. 

Assim, as forças vão funcionar como pilares para uma empresa e caso algum pilar seja modificado, a mesma precisará reavaliar seu posicionamento estratégico também.  

Sabendo o que é essa ferramenta, vamos agora detalhar cada uma das 5 forças: 

Rivalidade entre Concorrentes

Na primeira força é analisado o grau de competição existente no setor que o negócio está inserido. É interessante quantificar as empresas do ramo, além de comparar preços e diferenciais desses concorrentes. 

Poder de Barganha dos Fornecedores

Aqui é identificado o grau de dependência do negócio em relação aos fornecedores. Se o número de fornecedores disponíveis for baixo seu controle será menor.

Portanto, se o número de opções é maior, terá mais possibilidades de comprar barato e fazer demandas. 

Poder de Barganha dos Clientes

Esse poder segue o mesmo princípio do anterior, ou seja, quanto maior for o nível de competição do mercado, maior será o controle dos clientes no processo de venda. 

Consequentemente, se os clientes encontram poucas empresas que oferecem a solução de que precisam, o controle fica concentrado nesses estabelecimentos. 

Ameaça de Novos Concorrentes

Aqui é analisada a probabilidade de novos concorrentes entrarem no mercado com um produto ou serviço semelhante ao seu. Dessa maneira, deve-se considerar o crescimento desse segmento de mercado, lucratividade do setor, crescimento da economia no período, e também, a inovação do negócio em relação aos concorrentes. 

Ameaça de Novos Produtos ou Serviços

Nesta última força, considera-se as possibilidades de novos produtos ou serviços entrarem no mercado e tornarem a sua solução ultrapassada. Assim, é importante discutir com calma essa ameaça, para que surjam analises realmente válidas. 

Dessa forma, utilizando as 5 Forças de Porter de forma estratégica, ela te auxiliará a ter ideias e levantar pontos que até então não tinham sido percebidos. 

Qual das ferramentas citadas devo utilizar no meu negócio? 

A escolha da ferramenta vai depender muito do objetivo principal que você gostaria de obter com as análises. 

Por exemplo, suponhamos que você possua uma ideia para um novo negócio e gostaria de uma validação. Logo, pode ser utilizado inicialmente o Business Model Canvas, e caso a ideia seja levada adiante, pode-se utilizar as Análises de Segmentação de Mercado e as 5 Forças de Porter complementando as estratégias de direcionamento do Marketing da empresa. 

Agora, se você já possui uma empresa estabelecida, as Análises de Segmentação de Mercado e as 5 Forças de Porter, podem ser mais úteis estrategicamente para o negócio.

Assim, serão fornecidos insights positivos e um direcionamento mais assertivo na tomada de decisão. 

De qualquer forma, as três ferramentas discutidas aqui podem ser utilizadas para análises eficientes do mercado, considerando variáveis que antes não haviam sido identificadas, e são de extrema importância. 

Conclusão

Por fim, vimos que é muito importante fazer um bom planejamento antes de abrir um novo negócio. Isso porque, com um mercado cada vez mais competitivo, é fundamental encontrar estratégias que façam com que seu empreendimento se destaque em relação à concorrência.

Sendo assim, uma boa forma de tirar suas ideias do papel e colocá-las em prática de forma direta e objetiva é utilizando as ferramentas citadas ao longo do post.

Pensando em auxiliar você durante essa trajetória, disponibilizamos uma ferramenta gratuita de Canvas e um ebook sobre Plano de Negócios!

Além disso, a Dinâmica Consultoria pode te ajudar ainda mais diretamente! Oferecemos um serviço de Plano de Negócios, dividido entre as frentes operacional e financeira.

Com ele, é possível realizar projeção de investimentos e análises de gestão em relação ao mercado, facilitando as tomadas de decisões e reduzindo riscos.

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Por: Isadora Carvalho

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