Administração financeira: como implementá-la?
Aprenda como uma boa administração financeira pode salvar sua empresa.
O sonho de todo empresário é consolidar o seu negócio e possibilitar ampliações financeiras para se alcançar bons rendimentos. Por isso, para que esse sonho se torne realidade é imprescindível que se tenha o conhecimento de como realizar uma boa administração financeira.
Pensando nisso, listamos 4 dicas que você, empresário, deve saber para implementar uma administração financeira em sua empresa.
1. Implemente um Planejamento Estratégico
Antes de mais nada, é necessário que se tenha um planejamento. Por isso, o planejamento estratégico faz-se presente desde de abertura de empresas até estruturação de grandes negócios. Ele permite analisar onde a empresa está e aonde ela deseja chegar. Para estruturá-lo, é necessário refletir não só sobre a direção estratégica do negócio, mas também sobre os planos operacionais, metas, responsabilidades e prazos que devem ser cumpridos.
2. Faça uma boa gestão de custos da empresa
É necessário saber quanto realmente custa seu produto para definir um preço de venda capaz de ter aceitação do cliente, cobrir os custos e despesas do negócio (que vão desde salário de funcionários até custos com impostos), além de ter um excedente (lucro) para ser reinvestido no negócio.
Não é uma tarefa fácil, porém é de muita importância quando se pensa no futuro de uma empresa.
Quer saber mais sobre custos empresariais? Clique aqui e leia um conteúdo sobre o assunto em nosso blog.
3. Separe as verbas pessoais das empresariais
Um dos erros mais comuns é a retirada de dinheiro da empresa para uso pessoal e até mesmo a utilização de verba pessoal dentro do negócio, pois saber diferenciar as finanças é necessário. Afinal, caixa de empresa não é carteira de empreendedor.
4. Utilize um software de gestão
Utilizando um bom software de gestão financeira, é possível controlar o fluxo de caixa da empresa, registrando não só as movimentações de entrada, mas também as de saída. Além disso, é possível ter uma visão ampla da situação financeira da empresa a qualquer hora e em qualquer lugar através dos relatórios. Como exemplo, temos o DRE (Demonstrativo de Resultado do Exercício), que tem como a finalidade medir a lucratividade da empresa em certo período.
E então, está pronto para pôr nossas dicas em prática e melhorar os resultados financeiros da sua empresa? Compartilhe conosco suas experiências, deixe nos comentários o que você tem feito para melhorar a gestão financeira do seu negócio!
Autora: Natália Bernabé
Related Posts
Deixe uma resposta Cancelar resposta
O que procura?
Precisa de ajuda? Agende uma reunião de diagnóstico com nossos especialistas.
Categorias
Posts recentes
- Networking: A estratégia de cultivar bons contatos
- Boas práticas nas redes sociais: Saiba como traçar uma estratégia e implementá-la
- SCRUM: Gerenciando projetos dentro do prazo e com qualidade
- 5 pilares para uma Gestão de Pessoas: Como gerenciar um time de alta performance
- OKR: saiba onde quer chegar e como alcançar metas