O cenário de crise que tem afetado o Brasil nos últimos anos causou intensas consequências para a economia do país, entre elas o número superior a 13 milhões de pessoas que perderam seus empregos pelo fato de empresas estarem na luta para diminuir custos e continuar no mercado ou, até mesmo, pelo fato de terem que fechar suas portas.


Com esta realidade, os brasileiros se depararam com uma situação em que foi necessário buscar outras alternativas para levantar e garantir renda. Sendo assim, viu-se crescer no Brasil uma enorme quantidade de empreendedores que começaram seus próprios negócios por não terem outra alternativa, ou seja, o chamado empreendedorismo por necessidade. Esse termo tem ganhado força nos últimos tempos visto que em épocas de crescimento econômico o mesmo mantém-se em decréscimo.

Por outro lado, o grande aumento do número de empreendedores em um curto período de tempo – mais de onze milhões de novos negócios apenas em 2016 – pode fazer com que o negócio não tenha passado por uma estruturação e planejamento que garantam sua inserção no mercado, ou seja, um estudo para reduzir as incertezas e aumentar a viabilidade do empreendimento, o que, consequentemente, influenciará sua permanência no meio competitivo.

É neste âmbito que atua o Plano de Negócios, uma das áreas de atuação da Dinâmica Consultoria. Em síntese, um guia para planejar o empreendimento em questão e que, através do estudo de mercado atual, direciona o empreendedor a elaborar estratégias operacionais, financeiras e de marketing de acordo com a realidade em que está inserido. Logo, apesar de o Brasil já ter passado por seus piores momentos de crise, a economia ainda é uma variável dependente de importantes decisões que serão determinadas no ano de 2018, o que direcionará o país para um novo ciclo de crescimento ou de volta para a recessão. Por este motivo, ainda é tempo de empreender e garantir segurança econômica em períodos de instabilidade, visto que os melhores negócios nascem em épocas de crise.

Autora: Bruna Mayumi Console Matsumura