S&OP – Sales and Operations Planning é o processo que engloba o mercado e vendas de produtos/serviços com o planejamento estratégico da empresa

A importância da integração de todo corpo estratégico de uma empresa.


No mercado atual, é importantíssimo que as empresas integrem o planejamento estratégico a todos os seus setores, atividade que o recurso S&OP – Sales and Operations Planning visa, integrando não só no mercado e vendas de produtos ou serviços, mas também todo o corpo estratégico de uma organização. Aí é que entra a importância de um bom planejamento estratégico, afinal, todo empreendedor tenta prever um futuro e traça metas para chegar a um objetivo com a sua organização.

Dessa integração entre os setores, que o S&OP dita, saem ações que trazem impactos nos custos de produção, custos de mão de obra, capacidade de vendas e exposição do produto no mercado. Uma vez que é inviável a área comercial decidir aumentar em 10% as suas vendas por conta de uma promoção que o marketing está planejando se não existe matéria prima para fabricação do produto, ou então, não analisar se tal promoção irá prejudicar a venda e produção de algum outro produto que é mais rentável para a empresa. Pode-se perceber que todos os setores estão interligados e, se a decisão for tomada em conjunto, poderá minimizar a falta de alinhamento entre as áreas, evitando assim, problemas em algum processo específico de algum setor, devido à falta de conhecimento entre as áreas que estão interligadas diretamente a ele.

Sales and Operations Planning busca atingir melhorias em custos e serviços. O custo é trabalhado em relação a custo de produção e custo de estoque, utilizando informações de previsão de demanda. O processo então busca não apenas disponibilizar o correto volume agregado de produtos para atender a demanda, mas também atingir a quantidade certa de cada tipo de produto para o atendimento de sua respectiva demanda, envolvendo todas as áreas estratégicas da organização.

Um projeto de Previsão de Demanda, uma das áreas de atuação da Dinâmica Consultoria, é capaz de auxiliar a empresa a ampliar a capacidade de produção, desenvolver novos produtos ou alterar a linha de produção já existente. Tudo isso baseado em uma análise do histórico da empresa, a fim de se obter um resultado que condiz com a realidade da organização e de forma que todos os setores sejam integrados atuando de forma correta em seus respectivos papéis.

Autora: Heloísa Helena Chiquetto Marega.