Como o mundo dos negócios está se tornando mais competitivo a cada dia, faz-se necessário traçar estratégias para obter destaque dentre outras organizações. Uma delas é ter controle e conhecimento sobre a gestão financeira. Indo mais além neste assunto, saber exatamente quanto custa seu produto ou serviço deixa sua empresa vários passos à frente de muitas outras. Você sabe o custo do seu produto ou serviço? A maioria das pessoas responde de forma negativa justificando a precificação adotada como sendo baseada nos concorrentes.

A importância da análise de custeio e seus métodos

Não saber quanto custou a produção ou prestação de um serviço é algo mais comum do que se imagina, porém não deixa de ser grave. O desconhecimento dos custos dentro de uma empresa pode levá-la a uma dívida exorbitante ou até mesmo à falência. Isso porque corre-se o risco de estar vendendo algo por um preço menor do que foi gasto sobre ele, gerando assim um prejuízo que se acumula a cada ciclo de produção ou prestação.

O controle de custos dentro de uma empresa é de suma importância tanto para as tomadas de decisões empresariais e controle de operações quanto para obtenção de um nível adequado de rentabilidade, isto é, do retorno sobre o capital investido em determinado objetivo. Quanto maior é o nível de excelência que uma organização deseja alcançar, mais as informações de custeio devem ser estruturadas de forma a atender as necessidades específicas dessa organização.

Além da importância de se ter um controle sobre os custos e gastos de uma empresa, é fundamental saber qual o método de custeio é o mais adequado para a situação da empresa. Dentre os existentes, os mais comuns são: Custeio por absorção, custeio ABC e custeio variável.

No custeio por absorção, todos os custos incorridos no período de produção são apropriados aos produtos, sendo eles custos fixos ou variáveis, já no custeio variável, são apropriados apenas os custos variáveis. O custeio ABC é o método pelo qual os recursos consumidos em determinado período de atividades de uma empresa são apropriados. Nele, o custo dos produtos resulta da soma dos custos das atividades necessárias à sua fabricação.

Dentro da Dinâmica Consultoria, são realizadas consultorias na área de análise de Custeio, abrangendo as informações aqui inseridas e mais! E aí, quer saber o custo do seu serviço prestado ou produto produzido? Entre em contato conosco!

Autora: Amanda Pacheco Lagos