Com as transformações ocorridas no cenário das organizações, a maior preocupação das empresas é como competir com grandes e repentinas mudanças no mercado. Essas transformações estão relacionadas ao crescimento da competitividade do mercado brasileiro, que é explicado por processos de transformações nas empresas, internacionalização e crescimento de exportação. Com a atual realidade econômica, para enfrentar a competitividade, as empresas precisam constantemente avaliar suas estratégias de ação com relação à qualidade, ou seja, a permanência da empresa no mercado baseia-se em possuir uma gestão adequada, produtos e serviços de qualidade.

A gestão da qualidade como competitividade empresarial


O gerenciamento de qualquer empresa deve ter como missão a satisfação das necessidades de todas as partes interessadas das organizações, sejam clientes, empregados, acionistas ou sociedade. A gestão da qualidade é um conceito onde as organizações geram produtos e serviços em condições de satisfazer as demandas dos usuários finais, ou seja, é uma estratégia que garante a eficiência e eficácia do processo, envolvendo alta conformação às especificações, aparência atrativa do produto, respostas rápidas às mudanças de especificações, baixas taxas de defeitos, tempo curto de manufatura, dentre outros.

O controle da qualidade envolve o uso de técnicas e ferramentas organizacionais e administrativas que detectam problemas relacionados a qualidade ao longo do processo. O programa 5S é uma ferramenta da qualidade e é considerado a metodologia mais completa em termos de recursos humanos e materiais. O programa é caracterizado por 5 sensos ou etapas que descrevem a execução de tarefas a partir de todas as partes envolvidas da organização como forma de estruturar e atingir os objetivos traçados.

Quer saber como ter uma melhoria significativa no desperdício de tempo e matéria prima? Ou desenvolver um melhor aproveitamento do espaço físico da sua empresa? Esses são alguns indicadores das consultorias realizadas em gestão da qualidade pela Dinâmica Consultoria. Entre em contato e confira como essas e outras práticas podem ser aplicadas ao seu negócio.

Autora: Bruna Martins Gomes