Com consumidores cada vezes mais exigentes torna-se mais difícil manter-se em um mercado competitivo. A qualidade do produto não é apenas a única forma de fidelizar clientes, é de suma importância alinhar as expectativas e manter uma boa experiência de compra.


Cliente satisfeito é a melhor maneira de marketing, pois ele indica e garante a qualidade do produto para outras pessoas. Dessa forma pode-se perceber que a prova social é uma grande arma de persuasão na hora da venda.

Mas como elevar a satisfação dos meus clientes?

1. Conheça-o

Toda e qualquer venda deve ser baseada no perfil do nicho de cliente que você quer atender. Por exemplo, se a grande maioria do seu público alvo não tem costume de assistir televisão, mas passa maior parte do tempo conectado na internet, não faz sentido colocar um comercial após o jornal, e sim, impulsionar suas publicações nas redes sociais ou nos mecanismos de busca na web.

Então conhecer seu cliente te poupa esforço e consequentemente dinheiro, pois você gasta menos tendo um alvo bem definido e atirando para o lado certo. Portanto faça uma boa Pesquisa de Mercado, onde é possível saber com quem está lidando, onde mora, idade, quais são suas preferências e gostos. Com isso, direcione melhor seus planos de ações, para assim poupar esforços e obter resultados melhores.

2. Aproxime-se

Atender diversos clientes diferentes todo mês é realmente muito bom, mas ter clientes recorrentes agrega muito mais, pois eles possuem a confiança necessária que garante sustento ao seu negócio.

Logo, invista no relacionamento e disponibilize tempo com os clientes mais difíceis e ouça todos os feedbacks dessa relação. Um atendimento personalizado, empático e que atenda às necessidades do contato em menor tempo possível, eleva a satisfação da compra e aumenta o ciclo deste cliente na empresa.

3. Conheça o mercado

Não seja apenas mais um produto na prateleira do mercado. Estar um passo a frente de seus concorrentes e ter um diferencial competitivo faz com que sua marca salte aos olhos dos consumidores.

Desse modo, estude seus concorrentes, saiba quais sãos seus produtos, como é sua estrutura de venda, qual região ele atinge e o que ele faz de diferente. Para que consiga se posicionar melhor e traçar um planejamento mais assertivo e focado em suas expectativas.

4. Meça tudo

Do que adiantar estruturar um planejamento de aumento na satisfação dos clientes se não tiver ideia da diferença ocasionada por este planejamento.

Portanto, saiba tudo que acontece com suas vendas e seu suporte e transforme em números, trace indicadores chaves que meçam sua performance e seus resultados para que consiga intervir quando algo fora do comum está acontecendo. Entenda todo relacionamento de venda e pós-venda, para que possa aperfeiçoar a cada atendimento, assim trazendo mais resultados.

Deste modo, pode-se perceber a importância de aumentar a satisfação de seus clientes e entender como isso pode ser adotado em sua empresa. Consequentemente, cliente satisfeito torna-se promotor de sua empresa. Já pensou em melhorar seu relacionamento com o cliente?

Autor: Renan Demetrio