Segundo Philip Kotler, posicionamento de mercado é “a ação de projetar o produto e a imagem da organização com o fim de ocupar uma posição diferenciada na escolha de seu público-alvo”. Sendo mais sucinto, posicionamento de mercado diz respeito ao lugar que uma marca ocupa na mente do seu cliente, tornando-o diferente dos seus concorrentes.


É por meio do posicionamento de mercado que a empresa consegue criar sua reputação e efetivar a comunicação com seus clientes, agregando múltiplas vantagens competitivas. Também em termos mais práticos podemos definir posicionamento a partir de uma fórmula que se baseia em:

Segmentação + Diferenciação = Posicionamento

Uma boa estratégia de posicionamento de mercado faz com que o produto ocupe a primeira posição na mente do consumidor, ao mesmo tempo em que torna mais flexível o preço que ele está disposto a pagar. Contudo, cair em contradições em relação ao posicionamento de mercado pode, muitas vezes, gerar um efeito indesejável. O nome disso é “dissonância cognitiva” e ocorre justamente quando a empresa apresenta um posicionamento sem bases de sustentação, sem justificativas e, principalmente, sem conexão com o contexto social, cultural, econômico e político.

A análise do posicionamento é indispensável para avaliar o destaque da imagem de uma empresa. Em resumo, a imagem que a empresa deseja refletir aos seus consumidores nem sempre é a percebida por eles, por isso a indicação da análise do posicionamento.

Principais pilares para a análise de posicionamento do mercado:

Para começar com o pé direito, definimos os principais pilares para desenvolver a análise de posicionamento de mercado de empresas.

  • Seleção do seu mercado-alvo:

Nesta etapa é necessário que seja realizado pesquisas para entender quais as reais necessidades do nicho em que sua empresa está e entender a forma com que seus produtos ou serviços ajudarão os consumidores.

  • Segmentação de mercado:

Na segmentação, pode-se utilizar várias estratégias, como: demografia, as crenças e os valores, a análise psicológica, as pesquisas de estilo de vida e outras informações como: São adultos ou jovens? Homens ou mulheres? Solteiros ou casados? Qual sua renda?

  • Comportamento dos seus consumidores:

É fundamental entender o comportamento e jornada de seus consumidores para ter uma visão dos canais de comunicação e das estratégias de marketing que serão desenvolvidas. Hoje o comportamento é realmente complexo, mas existem diversas ferramentas tecnológicas e conceitos que podem ajudar nesta etapa.

  • Diferenciação:

Nesta etapa busca-se mostrar que o produto ou serviço da empresa é único. Dessa forma, pode-se explorar várias qualidades como inovação, menor preço, melhor sabor, entre outras. Assim, faz com que o seu produto ou serviço fique lembrado na cabeça do consumidor.

Deve-se considerar que a diferenciação não é eterna e é necessário investir continuamente nela.

  • Posicionamento:

A etapa do posicionamento é essencial para avaliar e analisar o comportamento e a mentalidade dos consumidores em relação ao reconhecimento da marca oferecida.

Com todos os passos anteriores, você terá informações para desenvolver um posicionamento de mercado bem definido. É a forma com que seus consumidores enxergam a sua empresa da maneira que você deseja.

Assim podemos concluir que, para se destacar de seus concorrentes, é fundamental que sua empresa invista em uma estratégia de posicionamento de mercado. Afinal, a mente do consumidor é moldada para ranquear produtos e, para ter sucesso, seu produto ou serviço precisa ser o primeiro a vir na cabeça dele.

 

Autora: Amábile Maria Medeiros Soares