Lean Six Sigma e Lean Manufacturing

Seis Sigma é um conjunto de práticas com o objetivo de eliminar erros e defeitos de um processo, serviços ou produtos. A prática do Seis Sigma foi desenvolvida pelo engenheiro Bill Smith na Divisão de Comunicações da empresa Motorola.

Smith introduziu o conceito do Seis Sigma em 1986, por conta das frequentes reclamações em relação aos pedidos de garantia dos celulares e produtos da Motorola. Seu objetivo era a padronização dos processos e principalmente dos produtos, para que pudessem evitar defeitos e futuras reclamações dos clientes; aumentando a satisfação dos mesmos. O Seis Sigma era usado até mesmo quando não haviam “erros”. Também era usado como forma de aprimoramento dos processos já existentes dentro da indústria (melhoria contínua).

O Lean Manufacturing, nascido na Toyota, é traduzido como manufatura enxuta; uma filosofia de gestão que tem como objetivo a eliminação de perdas e desperdícios (tempo, produção desnecessária, movimentação, estoque, transporte, mão de obra, retrabalhos, inoperâncias, mal aproveitamento das habilidades e conhecimento dos colaboradores) aumentando o lucro das empresas e indústrias. Por mais de 30 anos, as práticas do Seis Sigma foram aprimoradas e o conceito de Lean foi fundido à essas práticas.

Desta forma, o Lean Seis Sigma faz com que as empresas possam usar ferramentas para entender melhor os seus próprios processos, medindo cada etapa e analisando o desempenho esperado em relação ao desempenho real. Assim, propõe-se as melhorias corretas na qualidade dos seus serviços (melhoria contínua). O resultado dessa prática é um processo padronizado, eficiente, simples e livre de erros.

As certificações “Belts” surgiram com o objetivo de qualificar os colaboradores para que pudessem aplicar com excelência a metodologia Lean Seis Sigma nos projetos das empresas e indústrias. Dentro dessa certificação, existem 4 níveis: Yellow Belt, Green Belt, Black Belt e Master Black Belt.

A Dinâmica Consultoria conta com a certificação Yellow Belt de 100% dos membros e, como resultado dessa qualificação, a nota de satisfação de clientes é superior a 90%. Temos membros preparados para realizar projetos com qualidade, trazendo resultados satisfatórios em qualquer uma das nossas áreas de atuação.

Algumas vezes, são muito sutis os sinais de que pode estar havendo desperdício, despadronização ou até falha em alguns dos processos. É muito importante que haja uma análise e um mapeamento constante do que acontece na empresa para evitar este tipo de problema.

Você já se questionou o que poderia fazer para aumentar os lucros da sua empresa? Já pensou quais medidas deveriam ser tomadas? A Dinâmica Consultoria está pronta para ajudá-lo. Entre em contato conosco e agende um reconhecimento completamente gratuito.

Autora: Isabela Vendramini



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