Foto ilustrativa para o conteúdo de redes sociais

As redes sociais estão presentes no cotidiano de mais de 4.5 bilhões de pessoas, o equivalente a 59% de toda a população mundial. Por fazerem parte da rotina do mundo todo, tornaram-se espaços de divulgação disputados devido ao grande alcance.  

Neste contexto, o Brasil foi apontado como o segundo país que mais passa tempo nas redes sociais e segundo uma pesquisa, 50% dos entrevistados já compraram produtos ou contrataram serviços que descobriram no Instagram 

Diante disso, cada vez mais as empresas estão presentes nas redes sociais, para impulsionar a visibilidade da sua marca através do marketing digital. Portanto, ao traçar estratégias assertivas, a sua empresa pode obter novas possibilidades de negócios.

Como traçar uma estratégia para as redes sociais?

Fazer uma publicação não é tão fácil quanto parece. Com isso, é preciso ter uma estratégia através de um planejamento assertivo que gere resultados. 

Para começar, tenha em mente que um perfil comercial funciona como uma vitrine da sua empresa. Assim, ele pode ser utilizado para reforçar o propósito da marca e facilitar o canal de comunicação com o cliente.  

Abaixo, apresentarei algumas dicas para que você possa criar uma estratégia por detrás das publicações nas redes sociais.   

Defina os seus objetivos 

Para uma boa gestão de mídias sociais, é necessário ter seus objetivos bem definidosPortanto pense no porquê você está criando o conteúdo e qual o resultado que espera obter.

Alguns exemplos de objetivos são: atrair tráfego para o seu site, divulgação e reconhecimento da marca, ser um canal de comunicação com os clientes, educação através de conteúdo e vendas.  

Faça um benchmarking 

Entenda os padrões do mercado e o que eles estão fazendo. Logo, tenha referências, procure empresas em destaque no seu segmento e que sejam referência no mercado. Além disso, acompanhe seus concorrentes para avaliar seus pontos fortes e fracos. 

Desenvolva sua persona 

Para saber qual a melhor linguagem e como produzir conteúdo de maneira mais assertiva, é necessário desenvolver a sua persona. 

Dessa maneira, algumas características podem ser atribuídascomo por exemplo, sua idade, formação, quais são seus hábitos online, quem ele segue, o que vai chamar a sua atenção. 

As personas podem ser divididas em brand personabuyer persona. De maneira simples, a brand persona representa a sua marca e devido a identificaçãotrará engajamento. Enquanto a buyer persona é o seu comprador ideialou seja, o cliente real que efetuará a compra do seu produto ou serviço.  

Portanto caso a sua marca apresente essas duas variações, as suas publicações deverão possuir abordagens diferentes e direcionadas para cada persona.  

5 dicas de boas práticas nas redes socias

1. Crie uma identidade visual 

A identidade visual possibilita que seu público reconheça a sua marca. Dessa maneira, defina uma paleta de cores e as fontes, padronize as publicações, crie um conteúdo visual que chame a atenção e se destaque no feed. 

2. Tenha frequência 

Mantenha constância nas postagens. Então, elabore um cronograma e planeje o conteúdo antecipadamente. Se atente, também, de que a frequência de publicações é favorável ao funcionamento do algoritmo da plataforma.  

3. Entenda que a produção de conteúdo é o que faz a diferença. 

Produza conteúdo de qualidade e que agregue conhecimento à sua audiência. Assim, é necessário educar o seu público para que ele compreenda o porquê deve usufruir do seu produto ou serviço. Portanto, use a criatividade para se destacar.  

Pense que a sua persona está nas redes sociais à procura de conteúdo e não de propagandas. Para te ajudar, você pode utilizar a regra de Pareto 80/20 aplicada ao marketing digital. Ou seja, forneça à sua persona 80% de conteúdo relevante e 20% divulgando seu produto ou serviço. 

4. Explore formatos diferentes de conteúdo. 

Além das publicações no feed, você pode explorar outras maneiras de se conectar com a audiência. No Instagram, também temos o Stories, IgtvReels e Lives. Contudo, saiba a real diferença entre cada um dos formatos.

As publicações no feed exigem um conteúdo programado, com maior preocupação com o design e cunho mais educativo. Porém, os Stories são mais flexíveis, interativos e podem ser utilizados para mostrar os bastidores. 

Dessa forma, utilize gifs e ferramentas com call to action, ou seja, que possua alguma forma de interação, como por exemplo enquetes, para melhorar o alcance dos seus Stories.  

Outra ferramenta, o IGTV, possibilita maior aprofundamento sobre o assuntoatravés de vídeos com mais de um minuto de duração.  Além disso, aLives podem ser utilizadas para responder perguntas, promover debates sobre determinado assunto e se aproximar do seu público.

E por último, o Reels, último lançamento do Instagram. Este, trata-se de um vídeo curto que deve apresentar um conteúdo bem alinhado com os assuntos que estão acontecendo no momento  

Diante disso, fique atento às novas ferramentas de lançamento do Instagram pois ela são propensas a serem divulgadas para mais usuários, justamente por estarem em fase de teste.  

Por fim, o Instagram também possui uma ferramenta chamada Instagram Shopping, que possibilita vender um produto diretamente pela plataforma. Portanto através dessa funcionalidade, o usuário é redirecionado para visualizar o produto em um site e efetuar a compra.  

5. Analise as métricas 

Com uma conta comercial, é possível verificar as informações da publicação. Com isso, para analisar a performance das publicações, podemos utilizar os indicadores de engajamento e alcance.  

  • Porcentagem de Engajamento = (Curtidas+Comentários+Compartilhamentos+Salvos / alcance) x 100 

Ruim: menor que 4% 

Bom: entre 4% e 7% 

Ótimo: Acima de 8% 

Dessa forma, com o resultado a partir de 4%, significa que você está no caminho certo e as pessoas têm gostado do que você está compartilhando.  

  • Porcentagem de Alcance = (Alcance do post/nº de seguidores) x 100 

Ruim menor que 10% 

Bom entre 10% e 20% 

Ótimo acima de 20% 

Dessa forma, com o resultado a partir de 10%, a entrega dos seus conteúdos tem se mantido dentro de um número aceitável e positivo. Assim, isso é reflexo do engajamento da sua audiência com o seu conteúdo

Logo, quanto mais pessoas interagirem com a postagem, mais o Instagram aumentará a entrega desse conteúdo para a sua base de seguidores. 

Conclusão

O marketing digital atrelado às redes sociais tornou-se fundamental para qualquer empresa, independente do ramo de atuação. Contudo, é necessário traçar uma boa estratégia para atingir os objetivos finais.

Produzir conteúdo para as redes sociais é desafiador, porém o resultado de todo o trabalho se dá a partir de testes e estudos para entender o que de fato a sua audiência está buscando. Com isso, você saberá como ofertar o seu produto ou serviço de maneira atrativa, transformando digitalmente o seu modelo de vendas.  

Por: Nathália Sasazaki